Notícias

O Apocalipse e o fim do mundo

Para muitas pregações o livro do Apocalipse fala do fim do mundo. Mas seria o fim do mundo ou do fim de um mundo? Diante de Pilatos, Jesus não titubeou: "O meu reino não é deste 'seu' mundo" (Jo 18,36). O Apocalipse sonha, sim, com o fim de um mundo: o mundo da dominação do império romano, que sufocava a vida das comunidades. Por isso, é força no enfrentamento dos impérios de ontem e de hoje.

A palavra apocalipse quer dizer "tirar o véu" ou "revelação". Entretanto, é mais do revelação de coisas que acontecerão no futuro, ou previsão de catástrofes. Por isso, a postura de medo diante do Livro do Apocalipse não se justifica. Ele não é uma casa de terror para encher de pânico a quem nela entra.

Conheça mais nos livros abaixo indicados. O propósito dos autores é revelar o outro lado do Apocalipse, o lado da esperança, da alegria, da coragem e, assim, minar por baixo as leituras que provocam confusão e medo, pois são contrárias à intenção de Deus. Mostram que o Apocalipse quer criar liberdade, alegria e esperança. 

"Apocalipse

Apocalipse de João. Esperança, coragem e alegria. Parte 1

Carlos Mesters e Francisco Orofino

Por: R$ 9,80

"Comprar"

"Apocalipse

Apocalipse de João. Esperança, coragem e alegria. Parte 2

Carlos Mesters e Francisco Orofino

Por: R$ 10,20

"Comprar"

 

O apocalipse é profecia em tempo de impérios

A palavra apocalipse quer dizer "tirar o véu" ou "revelação". Mas não é revelação de coisas que acontecerão no futuro, como o fim do mundo, por exemplo. Nem é previsão de catástrofes. Por isso, a postura de medo diante do Livro do Apocalipse não se justifica. Ele não é uma casa de terror para encher de pânico a quem nela entra.

Muito pelo contrário, é um livro profético de denúncia das injustiças do momento presente, pois ele revela a real situação de opressão exercida pelos impérios, não só dos romanos naquela ocasião, mas de todos os tempos. É um livro que estimula a resistência e a perseverança, promove a firmeza na fé e na esperança. Alimenta a militância de quem resiste à opressão, confiante na ajuda de Deus e de seu Cordeiro que age na história através de seus servos em favor da libertação.

O Apocalipse é profecia em tempo de dominação de impérios. Por um lado, denuncia sua violência, sua exploração e o uso que fazem da religião para se apresentar como sagrados, exigindo culto ao imperador. Revela a consciência de que não é possível fazer acordos com a Besta. Não há como conciliar o projeto de Deus com o do Dragão. Portanto, o Livro do Apocalipse quer manter a perseverança na fé em Jesus e na resistência diante da imposição da ideologia idolátrica romana, que pretende cooptar as comunidades.

Em nossos dias, poderíamos dizer que um dos principais objetivos do Apocalipse seria fortalecer a resistência contra os valores que o império do capital globalizado nos quer impor, tais como o individualismo, a competição, o acúmulo de bens materiais, o endeusamento das riquezas, a corrupção, etc. Quer também motivar nossa perseverança em estabelecer uma economia solidária, novas relações com base na justiça e na partilha.

Por outro lado, o Livro do Apocalipse anuncia o fim de toda opressão e imposição ideológica. O julgamento que faz da história é uma proposta de total transformação das estruturas injustas que geram sofrimento e morte. Em seu lugar, propõe uma sociedade cidadã, um novo céu e uma nova terra. Este é seu projeto de vida.

Tudo isso é expresso através de linguagem apocalíptica, muito comum no Judaísmo desde a resistência dos macabeus contra o Império Grego por volta de 200 a.C. e que se prolongou até em torno do ano 200 d.C.

O gênero literário apocalíptico tem como característica principal o uso de linguagem codificada. Comunica-se através de códigos compreensíveis somente às pessoas que pertencem ao grupo de resistência. Desvela-lhes a realidade, gerando consciência crítica e esperança para não desanimar na caminhada. Como estimula a perseverança na luta contra os opressores, é texto subversivo, clandestino. E mesmo que caísse nas mãos do Império, dificilmente este compreenderia sua linguagem codificada, expressa através de símbolos, figuras, sonhos, visões, animais, números e cores.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×