Notícias

El Salvador é primeiro país do mundo a proibir mineração de ouro e outros metais

O menor e um dos mais pobres países da América Latina acaba de tomar uma decisão histórica: El Salvador proibiu a mineração de ouro e qualquer outro tipo de metal no país. O objetivo é proteger o meio ambiente e os recursos naturais.

“É um dia histórico em El Salvador. É um dia histórico para o mundo”, disse Lina Pohl, ministra do Meio Ambiente, logo após a votação no Congresso. “É um passo corajoso, extraordinário e enorme para reverter a degradação ambiental em nosso país”.

Depois do Haiti, El Salvador é um dos países que mais sofre com a poluição ambiental e o desmatamento. As bacias hidrográficas, responsáveis pelo abastecimento de água para a população, apresentam séries índices de contaminação. Estima-se que 90% delas esteja infectada com substâncias tóxicas, metais pesados e resíduos de lixo.

“A mineração é uma indústria que tem como vítima principal a água. Estamos falando de um problema de vida e morte para El Salvador”, afirmou Andrés McKinley, especialista em água e mineração da Central American University, de San Salvador, ao jornal The New York Times.

A vitória no Congresso foi conquistada depois de uma longa luta, que durou quase uma década. O projeto de lei recebeu 69 votos, de um total de 84, com apoio de todos os partidos. Organizações e ambientalistas foram vitais para a aprovação da nova lei. No começo do mês, milhares de pessoas foram às ruas para pedir a proibição da mineração, iniciativa esta que teve o apoio da Igreja Católica, entidades da sociedade civil e academia. Entre os slogans das campanhas feitas estavam “Não à mineração, sim à vida!” e “Água e não ouro”.

Em outubro do ano passado, após oito anos de batalhas, o governo de El Salvador também ganhou nos tribunais o processo que estava sendo movido pela multinacional do setor de mineração OceanaGold, impedida de iniciar um projeto de exploração de ouro na mina de El Dorado, na região de Cabañas, e por isso, reivindicava indenização milionária. O juiz deu ganho de causa a El Salvador e a empresa teve que pagar 8 milhões de dólares pelos gastos do governo com o processo.

Além de preservar o meio ambiente, o governo el salvadorenho entendeu que a medida vai proteger a população ao “acabar com uma ameaça ao desenvolvimento e bem-estar de seus habitantes”.

Alguns países, como Argentina, Colômbia e Costa Rica, já possuem medidas restritivas à mineração, mas nenhum como El Salvador que baniu, de uma vez por toda, qualquer tipo desta atividade sobre e sob o solo e até, de forma artesanal. A mineração de sal, pedras e areia continua sendo permitida pelo governo do país latinoamericano.

Fonte: Por Suzana Camargo via conexaoplaneta.com.br, 31/03/2017.
Foto: Global Environment Facility/Creative Commons/Flickr

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini

Seu carrinho está vazio.

×