Notícias

Evangelho de sexta: Alegria da comunhão

Meditação diária do evangelho para o dia 03 de agosto de 2018.

por Ana Rita dos Santos Ferreira*

Alegria da Comunhão

Vivemos em um vergonhoso estado de naturalização das desigualdades e injustiças de todas as formas. Muitos defendem a ideia do individualismo enquanto afirmação da liberdade do indivíduo frente à sociedade, todavia, qualquer liberdade que se sustente em prejuízo de outra pessoa ou, do ponto de vista social, que se apoie na perpetuação das desigualdades e injustiças, é no mínimo questionável.

Assistimos o alastramento da pobreza, da miséria que sujeita milhares de pessoas a condições desumanizantes. Esta perversão nos afeta profundamente enquanto sociedade e nos desafia constantemente a renovação e reflexão do nosso papel enquanto Igreja no Brasil e no mundo.

No Salmo 78.23-29, nos deparamos com um Deus que se revela ao povo, interage, acompanha e distribui igualmente suas bênçãos sem distinção. Estejamos atentos para não cometer o equívoco de celebrar a libertação e ao mesmo tempo se alinhar a ideias que escravizam, subjugam e alienam pessoas do acesso a uma vida digna ou para não participarmos de sistemas geradores e perpetuadores de injustiça e desigualdade.

E em I Coríntios, tais atitudes são reprovadas pelo apóstolo Paulo, por serem contrárias à instituição da eucaristia, à partilha igualitária e ao amor.

Que Deus nos ajude a resistir ao apelo do individualismo e dar para o mundo uma resposta à desigualdade que esmaga as pessoas mais vulneráveis. E nos indignar com o acúmulo de riquezas e denunciar a prática naturalizada da opressão e da exploração.

Choveu carne como pó; e aves como areia do mar.
As fez cair no meio do acampamento; ao redor de suas tendas. (Salmo 78.27-28)

Oremos para que toda tristeza e abandono sejam transformados pela alegria da comunhão e da partilha.

Texto de Ana Rita dos Santos Ferreira, publicado no livro de Meditações Diárias – Sementes – Compaixão e Justiça Social, produzido pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Diocese Meridional.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×