Notícias

Reflexão do evangelho: Abrir um novo caminho até Deus

Marcos 5.21-43: Vencer o poder da morte - Abrir um novo caminho até Deus [Carlos Mesters e Mercedes Lopes]
Confira a reflexão do evangelho sobre Marcos 5.21-43, texto de Carlos Mesters e Mercedes Lopes.

Boa leitura!

Vencer o poder da morte: Abrir um novo caminho até Deus

Situando

1. Ao longo das páginas do seu Evangelho, Marcos vai aumentando as informações sobre quem é Jesus. Ele mostra como o mistério do Reino transparece no poder que Jesus exerce em favor dos discípulos e do povo e, sobretudo, em favor dos excluídos e marginalizados. Ao mesmo tempo, na medida em que este poder se manifesta, cresce a incompreensão dos discípulos e vai ficando cada vez mais claro que eles devem mudar as ideias que têm sobre o Messias. Do contrário, vão perder o trem da história.

2. Nos anos 70, época em que Marcos escreveu o seu evangelho, como já vimos, havia uma tensão muito grande nas comunidades cristãs entre judeus convertidos e pagãos convertidos. Alguns judeus, sobretudo os que tinham sido do grupo dos fariseus, continuavam fiéis à observância das normas de pureza da sua cultura milenar e, por isso, tinham dificuldade em conviver com os pagãos convertidos, pois achavam que eles viviam na impureza. Por isso, a narração dos milagres de Jesus em favor das duas mulheres era uma grande ajuda para superar os tabus antigos.

Comentando

1. Marcos 5,21-24: O ponto de partida
Jesus chega de barco. O povo se junta. Jairo, o chefe da sinagoga, pede pela filha que está morrendo. Jesus vai com ele e o povo todo o acompanha, apertando-o de todos os lados. Este é o ponto de partida para os dois episódios que seguem: a cura da mulher com 12 anos de hemorragia e a ressurreição da menina de 12 anos.

2. Marcos 5,25-26: A situação da mulher
Doze anos de hemorragia! Por isso, ela vivia excluída, pois, como já dissemos, naquele tempo, o sangue tornava a pessoa impura e quem tocasse nela também ficava impura. Marcos informa que a mulher tinha gastado toda a sua economia com os médicos. Em vez de ficar melhor, ficou pior. Situação sem solução!

3. Marcos 5,27-29: A atitude da mulher
Ela ouviu falar de Jesus. Nasceu uma nova esperança. Ela disse consigo: “Se ao menos tocar na roupa dele, eu ficarei curada.” O catecismo da época mandava dizer: “Se eu tocar na roupa dele, ele ficará impuro.” A mulher pensa exatamente o contrário! Sinal de muita coragem. Sinal também de que as mulheres não concordavam com tudo o que as autoridades religiosas ensinavam. O ensinamento dos fariseus e 91 dos escribas não conseguia fazer a cabeça de todos. A mulher meteu-se no meio da multidão e, de maneira desapercebida, tocou em Jesus, pois todo o mundo o apertava e tocava nele. No mesmo instante, ela sentiu no corpo que estava curada do seu mal.

4. Marcos 5,29-32: A reação de Jesus e dos discípulos
Jesus também sentiu que uma força tinha saído dele e perguntou: “Quem foi que me tocou?” Os discípulos reagiram: “O senhor está vendo essa multidão que o aperta de todos os lados e ainda pergunta ‘Quem foi que me tocou?’” Aqui aparece novamente o desencontro entre Jesus e os discípulos. Jesus tinha uma sensibilidade que não era percebida pelos discípulos. Estes reagiram como todo o mundo e não entenderam a reação diferente de Jesus. Mas Jesus nem ligou, e continuou indagando.

5. Marcos 5,33-34: A cura pela fé
A mulher percebeu que tinha sido descoberta. Foi um momento difícil e perigoso. Pois, conforme a crença da época, uma pessoa impura que, como aquela senhora, se metia no meio de uma multidão contaminava todo o mundo através do toque. Fazia todo o mundo ficar impuro diante de Deus (Lv 15,19-30). Por isso, como castigo, ela poderia ser rejeitada e apedrejada. Mesmo assim, a mulher teve a coragem de assumir o que fez. “Cheia de medo e tremendo”, caiu aos pés de Jesus e contou toda a verdade. Jesus dá a palavra final: “Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz e fique curada dessa doença!” (1) “Minha filha”, isto é, Jesus acolhe a mulher na nova família, na comunidade que se formava ao seu redor. (2) Aquilo que ela acreditava aconteceu de fato. (3) Jesus reconhece que sem a fé daquela mulher ele não poderia ter feito o milagre.

6. Marcos 5,35-36: A notícia da morte da menina
Neste momento chega o pessoal da casa de Jairo e informa que a filha dele tinha morrido. Já não adiantava molestar Jesus. Para eles, a morte era a grande barreira. Jesus não conseguiria ir além da morte! Jesus escuta, olha para Jairo e aplica o que acabava de presenciar, a saber, que a fé é capaz de realizar o que a pessoa acredita. E ele diz: “Não tenha medo! Creia somente!”.

7. Marcos 5,37-40: Na casa de Jairo
Jesus se separa da multidão e só permite três discípulos com ele. Chegando à casa de Jairo, vê o alvoroço dos que fazem luto pela morte da menina. Ele diz: “A criança não morreu. Está dormindo!” O pessoal deu risada. O povo sabe distinguir quando uma pessoa está dormindo ou quando está morta. É a risada de Abraão e de Sara, isto é, dos que não conseguem crer que para Deus nada é impossível (Gn 17,17; 18,12-14; Lc 1,37). Também para eles, a morte era uma barreira que ninguém poderia ultrapassar! As palavras de Jesus têm ainda um significado mais 92 profundo. A situação das comunidades do tempo de Marcos parecia uma situação de morte. Elas tinham que ouvir: “Não é morte! Vocês é que estão dormindo! Acordem!” Jesus não dá importância à risada e entra no quarto onde está a menina, só ele, os três discípulos e os pais da menina.

8. Marcos 5,41-43: A ressurreição da menina
Jesus toma a criança pela mão e diz: “Talita kúmi!”. Ela levanta-se.  Grande alvoroço! Jesus conserva a calma e pede que lhe deem de comer. Duas mulheres são curadas! Uma tem 12 anos de vida, a outra tem 12 anos de hemorragia, 12 anos de exclusão! Aos 12 anos começa a exclusão da menina, pois começa a menstruação, começa a morrer! Jesus tem poder maior e ressuscita: “Levante-se!”.

Alargando

Mulheres no Evangelho de Marcos
A boa-nova de Deus, a novidade do Reino aparece muito claramente no relacionamento de Jesus com as mulheres. Naquela época, a mulher era marginalizada na sociedade e excluída da participação na sinagoga pela lei da pureza, que a mantinha em constante situação de submissão e impureza pelo simples fato de ser mãe: dando à luz, ela se tornava impura (Lv 12,1-5). Por ser filha: o filho que nascia trazia 40 dias de impureza (Lv 12,2-4); mas a filha, 80 dias! (Lv 12,5). Por ser esposa: a relação sexual a tornava impura durante um dia (Lv 15,18). Por ser mulher: a menstruação a tornava impura durante sete dias. Quem tocasse em mulher menstruada ficava impuro e devia purificar-se. Se ficasse com hemorragia, permanecia impura, impossibilitada de tocar qualquer coisa sagrada ou de entrar no santuário durante todo o tempo que durasse a enfermidade (Lv 15,19-30).

Essas normas e leis tornavam insuportável a convivência diária em casa. Por isso, a cura da mulher com 12 anos de hemorragia era um sinal muito importante. Mostrava a possibilidade de um novo relacionamento com Deus, através de Jesus, que colocava as mulheres de pé, superando toda discriminação e marginalização causadas pela mentalidade legalista. Este episódio apresenta uma mulher que ousa desobedecer à lei da pureza, tocando em Jesus mesmo estando com hemorragia. Ela quer livrar-se desta terrível doença que a mantém excluída há 12  anos. Acredita na força de vida que reside em Jesus. É justamente esta força que Jesus passa para a sogra de Pedro, tocando-a, tomando-a pela mão e fazendo-a levantar-se (Mc 1,29-31); gesto que Jesus repete com a menina, a filha de Jairo que acabava de morrer aos 12 anos. Jesus toma a mão da menina e manda que ela se levante (Mc 5,41). Ao deixar-se tocar pela mulher que sofria de hemorragia e ao tocar a menina morta, Jesus também está desobedecendo à lei da pureza. Ele quer que as mulheres se levantem, ressuscitem, fiquem de pé e participem da nova comunidade com toda a dignidade.

Marcos nos apresenta ainda o diálogo entre Jesus e a mulher sirofenícia (Mc 7,24-30), indicando que ele é capaz de superar os limites da mentalidade patriarcal judaica e aprender de uma mulher pagã, pobre, estrangeira e sozinha. Aprende também de uma viúva, fazendo dela um modelo para seus discípulos e discípulas (Mc 12,41-44), e elogia a moça do perfume, dizendo que onde fosse proclamado o Evangelho seria contado o que ela fez e se faria memória dela (Mc 14,3-9). Mas a novidade maior é que Jesus inaugura um discipulado de iguais, possibilitando que homens e mulheres o sigam em igualdade de condições, como amostra grátis do Reino. Realidade que aparece resumidamente, como aquelas boas notícias que se conta ao pé do ouvido, com sorriso nos lábios e brilho no olhar (Mc 15,40-41).

Texto partilhado pelo autor e autora.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×