Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

1º Carta da nova Direção Nacional do CEBI

1º Carta da nova Direção Nacional do CEBI
5 de novembro de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
https://www.cebi.org.br/

Brasília – DF, 05 de Novembro de 2017

“Agradecemos sempre a Deus por causa de todos vocês, recordando-os em nossas orações. Sem cessar, lembramos a obra da fé, o esforço do amor e a constância da esperança que vocês têm no Senhor nosso Jesus Cristo, diante de Deus nosso Pai” (1Ts 1,2-3).

A XXI Assembleia Nacional do Centro de Estudos Bíblicos, com o tema “Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas nos transformemos…” (Rm 12,1-2) referendou as indicações das regiões para a composição do Conselho Nacional e escolheu a Direção Nacional para o próximo triênio (2018-2020).

Os/as escolhidos/as foram: Rafael Rodrigues da Silva (Diretor Nacional), leigo católico, professor na Universidade Federal de Alagoas e caminhante do CEBI de longa data deste a região Sudeste, mais especificamente o Estado de São Paulo e atualmente no CEBI-AL; Lucia Dal Pont Sirtoli (Diretora Adjunta), Reverenda da Igreja Episcopal Anglicana, Reitora da Paróquia São Lucas em Londrina-PR.

Participou do CEBI, nos Estados de SC, RS, TO e PR. Nos últimos 6 anos representava o regional Sul no Conselho Nacional; Maria de Fátima Castelan (Diretora Adjunta), leiga católica, professora da rede municipal de Vitória-ES e com atuação no CEBI-ES e representava o regional Sudeste no Conselho Nacional e o trabalho junto ao CEBI Virtual.

A votação

O processo de escolha foi muito tranquilo e demonstrou o quanto os regionais, o Conselho e os diversos serviços do CEBI se deixaram interpelar pela provocação advinda do tema da Assembleia, de modo especial no que se refere à organização. Sabemos que a caminhada de cada Estado, de cada Regional tem suas especificidades e temporalidades e para construir transformação e quebrar os esquemas que nos moldam julgamos importante dar continuidade a processos que construam relações humanas, transparentes, comunitárias…

Em nossa apresentação refletimos o quanto o caminho da Leitura da Bíblia deve nos proporcionar enquanto CEBI, a fazer o processo de fermentação do novo: novas relações de poder (participação e colegialidade); novas relações de trabalho que implicam em serviços compartilhados; o enfrentamento aos fechamentos institucionais ao ecumenismo; o resgate da leitura a partir dos pobres e os desafios da leitura feminista e de gênero frente aos reacionarismos que se instalam em diferentes espaços da sociedade.

Estas questões foram provocadas pela própria assembleia e nos guiamos pela iluminação da menor parábola que está no centro do Evangelho de Mateus:

“O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até tudo ficar fermentado” (Mt 13,33).

Reconhecemos que Nós do CEBI devemos seguir os passos desta mulher, onde estamos inseridas/os para produzir as mudanças fundamentais e fazer surgir o novo. Os passos que vamos descobrindo a partir de nossas práticas fazem parte de um processo e não de um receituário.

Estamos à disposição para juntos/as fermentarmos uma nova sociedade tendo a Bíblia como instrumento, iluminação e provocação; sabendo do rosto diverso do CEBI e das propostas que se articulam em cada espaço, dando passos para a construção da casa comum. Desde já agradecemos e “que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês” (1Ts 5,28).

Assinam:

Rafael Rodrigues da Silva
Diretor Nacional

Lucia Dal Pont Sirtoli
Diretora Adjunta

Maria de Fátima Castelan
Diretora Adjunta