CEBI em destaque

Nota sobre o julgamento de Lula

imagem de capa: ex-presidente Lula
Leia a nota oficial do CEBI acerca do julgamento de Lula.

O Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI – manifesta sua palavra neste momento em que se institui o julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para o dia 24 de Janeiro de 2018.

Em sintonia com setores da sociedade comprometidos com a Cidadania, a Democracia e o Estado de Direito, o CEBI não faz uma leitura ingênua, segundo a qual o Partido dos Trabalhadores e até mesmo Lula não tenham cometido inúmeros erros. A entidade também reafirma sua posição contrária a todas as formas de corrupção, fenômeno social, político, econômico e jurídico que enfraquece a governabilidade e a garantia dos direitos inalienáveis para a vida humana digna e plena. Por último, segue defendendo uma reforma política ampla e profunda, que inclua:

a) o fortalecimento da democracia direta e da democracia participativa e o aprimoramento da democracia representativa;
b) a democratização da informação e da comunicação;
c) a democratização e a transparência do poder judiciário.

No entanto, sabedor do movimento reacionário, liderado pelo grande capital e defendido pelas elites, que acelera a perda de direitos econômicos, sociais, culturais e trabalhistas do povo brasileiro, o CEBI reitera o que vem sendo denunciado:

  1. Tal como ocorreu no afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República, esse processo condenatório político vem marcado por fragilidades, ausência de provas e ações contrapostas à Justiça e ao Direito, ao passo que outras pessoas com provas claras de corrupção foram absolvidas ou não tiveram seguimento em seus processos.
  2. É evidente a parcialidade dos julgadores, que atuam com base em interesses políticos e econômicos, tentando impedir, inclusive, a livre manifestação de organizações e movimentos sociais, “criminalizando” as lutas populares.
  3. Foi construído um julgamento midiático, uma vez que as grandes redes de comunicação social usaram e (ab)usaram das informações, tornando-se “juízes-fantasmas”, a determinar a “sentença dada” (inclusive por meio de espetáculos televisivos, como no caso do Julgamento PowerPoint).

Que se exerça de fato a justiça, sendo assegurados, inclusive, os direitos e ampla defesa. Continuemos a dizer NÃO a qualquer processo que se baseia em falácias e barganhas políticas.

Da Bíblia nos vem a palavra profética de Amós que, no VIII século a.C. condenou a injustiça da justiça praticada na “porta” da cidade. Da profecia de Amós, não há como esquecer Jesus de Nazaré e seu enfrentamento ao tribunal que politicamente o condenou à cruz.

Nossa bandeira de luta é para que prevaleça a Justiça com a Ética em nossos tribunais e, consequentemente, “o direito brote como água e a justiça corre como torrente que não seca” (Am 5,24), de modo que haja vida plena, digna e justa em nossa sociedade.

A Direção Nacional do CEBI

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×