CEBI em destaque

Reviver: Missão Ecumênica em Pau d’Arco, Pará

Foto: missão ecumênica Pará

A dor das famílias cujos parentes foram executados pela força policial no massacre de Pau d´Arco, ocorrido em maio deste ano. O drama das famílias do Sul e Sudeste paraense, que têm dia certo para serem expulsas de suas casas. Situação que coloca na rua cerca de 1200 famílias, apenas no Acampamento Hugo Chávez. Cento e cinquenta crianças, jovens e adultos estarão fora da escola em 2018;

Reviver, ao visitar a Curva do S, o sofrimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais assassinados em 1996 no massacre de Eldorado dos Carajás (1996). Essas e outras tantas emoções, atividades, atos ecumênicos e compromissos foram vivenciados e colocados para a Missão Ecumênica Pau d´Arco, realizada entre os dias 08 e 11 de novembro no Estado do Pará.

Missão Ecumênica Pau d´Arco: denúncias e anúncios sobre chacina e desapropriações de terra

A Missão Ecumênica Pau d´Arco realizou incursões ao Sudeste paraense, em solidariedade aos massacres e desapropriações de terra que vêm ganhando força na região devido aos conflitos fundiários.

Clique e confira as fotos da reportagem completa da Coordenadoria Ecumênica de Serviço.

Basta de violência!

O massacre de 24 de maio tem as mesmas proporções de violência, crueldade e descaso que o massacre de camponeses de Eldorado dos Carajás em 1996. Conflitos de terra são legitimados por um Estado que ignora a vida, a lei e a justiça, permitindo que impere a força da bala e a injustiça da justiça.

A palavra da profecia na Bíblia revela um caminho de contestação ao poder do Estado e à violência praticada contra o/a trabalhador/a e sua família. Em 1Rs 21, o verbo “matar” é empregado para falar da ação do rei Acab contra o lavrador Nabote. O rei nem chegou a sujar as mãos com o sangue de Nabote, pois se valeu da justiça. Em Pau D’Arco os criminosos se valem não só da injustiça da justiça, mas também da prática mercenária e da construção de um “estado sem lei”, porque os fora da lei (a quem a lei não atinge) são os donos da lei.

As denúncias da profecia nos fornecem uma leitura do poder desde os porões da humanidade, desde o grito de trabalhadores e trabalhadoras desterrados/as. Deus fez deste seu povo empobrecido, raiz e medida da denúncia do poder instituído. O sangue de nossos irmãos e irmãs do Pará interpela desde a dor. A Missão Ecumênica apresenta para a sociedade a denúncia desde o âmago da dor.

Leia a carta completa da direção nacional do CEBI sobre a Missão Ecumênica.

A ação contou com realização do:

  • Fórum Ecumênico Brasil (FeBrasil)
  • Processo de Articulação e Diálogo Internacional (PAD)
  • Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) na organização;
  • Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
  • Comissão Pastoral da Terra (CPT)
  • Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos
  • Diocese de Marabá
  • Conceição do Araguaia e Xinguara
  • Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), apoio, e das agências internacionais:
  • Misereor, Brot für die Welt, Christian Aid, Heks Eper e Fundação Ford.

Fonte: CESE e CEBI, 14/11/2017.

Fotos: CESE.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×