Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-PB: Juventude rural dialoga sobre as cosmovisões negras e indígenas

CEBI-PB: Juventude rural dialoga sobre as cosmovisões negras e indígenas
6 de novembro de 2017 Centro de Estudos Bíblicos

O CEBI Paraíba participou, no dia 29 de outubro, de um rico diálogo junto com outros/as assessores/as, no Centro de Ação Cultural em Campina Grande (CENTRAC). Na companhia de lideranças juvenis ligadas à Pastoral da Juventude Rural, o tema do encontro foi: a origem do mundo nas cosmovisões das religiões afro-ameríndias, indígenas e cristã.

O professor e militante do movimento negro de Campina Grande, Ariosvalber Oliveira, e a professora da UEPB e pesquisadora das religiões afro-ameríndias, professora Cibele Jovem Leal, exploraram, com riquezas de detalhes, a gênesis do mundo e o significado dessas cosmovisões para o fortalecimento das lutas dos movimentos negros e indígenas. As memórias resgataram a resistência contra o preconceito racial e também contra a demonização da cultura desses povos e de suas religiosidades.

Comovisão

O pastor Wilkens Lenon Silva de Andrade, da Igreja Batista, membro do CEBI/PB e também um dos componentes da organização estadual, trouxe a explanação da cosmovisão cristã, a partir do capítulo 1 do livro de gêneses. O texto foi escrito pelo povo de Israel, escravizado na Babilônia do deus Marduque.

Em sua abordagem, Lenon mostrou como os impérios usam a religião para estabelecer a opressão. Mas também, a maneira como povo exilado se nutriu de esperança ao estabelecer a sua narrativa da criação. Mostrando assim, que a eternidade/permanência de um Deus libertador, se coloca ao lado dos oprimidos na luta contra a opressão, com o resgate da dignidade humana.

A Roda de Conversa foi organizada pela articuladora do CEBI Campina Grande, Maria Carmem de Araújo. “Esse é um passo a mais na nossa caminhada ecumênica em que o diálogo inter-religioso será um objetivo a ser buscado”, concluiu Carmem no encerramento da Roda de Conversa.

Fonte: CEBI Paraíba, 30/10/2017.