CEBI em destaque

Jovens da Suécia conhecem a Leitura Popular da Bíblia

Jovens da Suécia conhecem a Leitura Popular da Bíblia
Um grupo de jovens ligados a Igreja Luterana da Suécia esteve visitando e conhecendo o CEBI nos dias 26 e 27 de outubro.
No primeiro dia assistiram a uma apresentação da caminhada do CEBI e da Leitura Popular da Bíblia. Também puderam ouvir do assessor do CEBI, José Luiz Possato Jr., a experiência dele com o trabalho de Leitura Popular da Bíblia com as juventudes. Além disso, refletiu com o grupo o texto de Amós 8,4-8, na ótica juvenil.
Num segundo momento, ouviram o depoimento de Jaiane Kroth, jovem estudante de teologia, que contou sua experiência com a leitura feminista e de gênero enquanto mulher e jovem.
As duas coisas que os deixaram muito surpresos: 1) números sobre a realidade juvenil, em especial os números da violência contra jovens; 2) ficaram impressionados com a possibilidade de trabalhar a Bíblia nas perspectivas juvenil e feminista.
No segundo dia assistiram, em sueco, a uma apresentação do trabalho do CEBI junto aos povos indígenas, em especial no Mato Grosso do Sul. Neste momento, foram informados sobre a busca do trabalho que o CEBI desenvolveu acerca da espiritualidade dos povos originários e como o monoteísmo afetou essa espiritualidade.
 
A partir disso, Ildo Bohn Gass, conduziu um pequeno estudo sobre o politeísmo do Antigo Israel antes de Javé se tornar o único Deus a partir do exílio babilônico, abordando, inclusive, a presença de Asherah, a Deusa Mãe, nos textos bíblicos.
Peter, um dos jovens suecos, comentou: “o momento de trabalho com Jaiane e Possato foi inspirador, uma vez que foi possível ver que cidadania e religião podem andar juntas. Lá na Suécia essas questões são trabalhadas separadamente”.
Outra jovem manifestou sua agradável surpresa com o resgate da presença da Deusa no Antigo Israel, da importância de se fazer a experiência com o sagrado de forma equilibrada quanto à questão de gênero. Assim, estaremos contribuindo com a superação da violência de gênero. Disse que, na Suécia, está-se fazendo o debate da igualdade de gênero, mas sem fazer esse resgate do culto à divindade no Antigo Israel, seja com rosto feminino como masculino.
Ao final do encontro, os e as jovens partilharam sua alegria em poder conhecer essa metodologia de trabalho, dizendo que o conteúdo visto nesses dois dias foi inspirador e revelador.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×