Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-SC: Educação popular em saúde

CEBI-SC: Educação popular em saúde
19 de julho de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI SC

Plantas que curam: O caminho para o mundo novo que almejamos

O CEBI-SC (Sub-região de Joinville) está promovendo o curso popular sobre o conhecimento das plantas medicinais e fitoterápicas. O objetivo do curso é capacitar os/as participantes no cultivo, preparo e utilização das plantas medicinais no tratamento de enfermidades, contribuindo assim, para a conservação das espécies e das práticas tradicionais a elas associadas.

Fitoterapia

A Fitoterapia é uma ciência e engloba, além das preparações fitiofarmacológicas e dos medicamentos fitoterápicos, o uso popular das plantas em si. O termo Fitoterapia deriva do grego therapeia, tratamento, e phyton, vegetal, e diz respeito ao estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, por exemplo, surgiu por volta de 3000 a.C., quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
[Fonte: Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)]

O curso trouxe um resgate do conhecimento e da cultura popular no uso terapêutico, e também promoveu a educação popular em Fitoterapia.  A primeira etapa aconteceu em 15 de julho de 2017, com a presença de 15 participantes.

O local do curso é o Assentamento Justino Draszevski, no município de Araquari / SC. O curso foi dividido em 22 etapas. O trabalho deve seguir ao longo do ano na perspectiva de reunir cada vez mais interessados(as) no cultivo e resgate popular.

Texto e foto de Orides Bernardino, Cebi SC.