CEBI em destaque

CEBI-RJ: 50 anos depois – Brasil, Violência e Ditadura

CEBI-RJ: 50 anos depois - Brasil
"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar".
(Martin Luther King Jr.)

 

 
Enorme alegria senti quando nos reunimos no Colégio Assunção em Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro para o encontro com nossos irmãos e irmãs batistas com objetivo de aprofundarmos e fazermos memória dos 50 anos da Ditadura militar no Brasil.
Tendo como tema Brasil, Violência e Ditadura, abrimos na noite de sexta-feira (15/08) a mesa redonda onde Anivaldo Padilha, Eliana Rolemberg e Jorge Pinheiro falaram de forma emocionante de suas experiências de articuladores da resistência contra a ditadura militar. Momentos  em que músicas foram tocadas (Cálice -Chico Buarque e Gilberto Gil; O Bêbado e o Equilibrista – Aldir Blanc e João Bosco) e nos fizeram chorar, sorrir e acima de tudo pensar como teria sido esse país sem a resistência, sem outro projeto que pensasse a abertura democrática e no final chegamos a um maravilhoso abraço da paz consolidando a importância de sermos livres e podermos nos organizar e nos expressar livremente, sem censura.

Frases fortes nos levaram a pensar e estarmos juntos com os palestrantes tais como:

  • Qual a igreja que somos e que queremos ser?
  • Felizes são os que têm fome e sede de justiça!
  • O Movimento Ecumênico foi essencial para a minha história – compreensão maior do Evangelho e do Reino de Deus (Anivaldo Padilha) – CESE
  • Busca de uma igreja que pudesse responder as necessidades dos mais pobres.
  • Éramos acusados de sermos ecumenistas – ser ecumênico e lutar pelo pobre = ser comunista.
  • A ditadura não foi um fato aleatório. Foi fruto de uma elite que nunca aprendeu a conviver democraticamente com os pobres.
  • A Comissão da Verdade começa a quebrar o silêncio histórico imposto sobre o tempo da ditadura.
  • Aos poucos fui me apaixonando pelo Ecumenismo (Juventude Universitária Católica) que vai dar origem à Ação Popular (AP) – Eliana Rolemberg
  • As mulheres tiveram papel de protagonistas na luta contra a ditadura. Sem elas, não sei se teríamos sido bem-sucedidos.
  • Temos novos chamados a lutar e resistir para que novas ditaduras não surjam e lutemos pelos direitos conquistados.
No sábado (16/08), aprofundamos a Palavra com a ajuda da pastora batista Lilia Mariano no  tema sobre Exército e Violência. A pastora começou sua reflexão partindo da sua infância em favela onde a existência lado a lado com a fome, miséria e a falta de habitação conviviam com a política do desenvolvimento do país ufanista.
 
Outro ponto importante foi questionamento da formação dentro do Exército, onde defender o país passou pelo silenciamento ao outro. Deve ser realmente assim, ou outras formas são possíveis. A partir da leitura sobre Exércitos na Bíblia percebemos que eles existem para garantir a paz e não para promover a guerra.
 
Pergunta-chave: Como Deus agia quando era Senhor dos Exércitos?
 
Deus realmente participa da luta, mas Israel não precisa manchar as mãos com sangue!
Deus só se envolve em guerra quando o objetivo é libertar seu povo.
   
Na abertura para intervenções ficou o questionamento: Quem é o verdadeiro inimigo que precisamos atacar? Porque quando o Cristianismo defendeu a escravidão e o Holocausto, o Cristianismo foi o inimigo?     Até onde os cristãos também são opressores?

Passamos tempo demais denunciando e pouco tempo realizando.

Propostas vistas para as igrejas, movimentos e entidades presentes:

1) Colocar na agenda das igrejas a discussão sobre a Política de Segurança Pública
2) Desmilitarização da PM.
3) Criação de uma nova PM com formação e perfil diferentes do que temos atualmente.
4) Construção de redes de solidariedade com diversidades religiosas.
5) Mudamos as igrejas quando levamos temas (Sexualidade/Pedofilia/Violências) para dentro delas.
6) Luta contra a intolerância religiosa a partir da noção de direitos

No final, deixamos os nossos irmãos e irmãs batistas mais à vontade já que nesse momento se discutiu assuntos internos mais direcionados às igrejas batistas e a própria Aliança. Ficamos felizes e agradecidos por termos partilhado toda essa riqueza de experiências e de ideias saindo mais fortalecidos enquanto cristãos, cidadãos e seres humanos.

Que o Deus da vida possa sempre nos dar oportunidades únicas em outros espaços para que continuemos crescendo enquanto CEBI.
Axé, Amém, Shalom, Awêre!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×