CEBI em destaque

CEBI-PE Diversidade ecumênica marca encontro de Formação em Leitura Popular

Nos dias 29, 30 de abril e 01 de maio de 2017, o CEBI Pernambuco promoveu,  em Caruaru, a primeira etapa do Curso de Formação de Assessores/as em Leitura Popular da Bíblia.

Neste primeiro módulo, estudamos exegese e metodologia da leitura popular da Bíblia, com facilitação de Sebastião Armando Gameleira e Ulisses Willy. O curso de formação conta com quatro módulos.

Éramos 31 cursistas, membros das igrejas Metodista, Anglicana, Batista, Católica Romana e Congregacional do Brasil; além de pessoas de tradições evangélica e católicas que não se identificam mais com a instituição/igreja e de uma espírita.

Fizemos um exercício exegético e metodológico, vivenciamos uma experiência ecumênica, participativa e desafiadora em nossa diversidade e pluralidade cristã. O curso ainda prevê outras três etapas onde abordaremos as temáticas de gênero, justiça socioambiental e cidadania política a se realizar até 2018.

Seguem dois relatos de participantes:

Durante esta primeira aproximação, estudamos sobre “Exegese e Metodologia em Leitura Popular da Bíblia”. No decurso desses dias senti-me profundamente tocado pela singeleza e profundidade do modo com o qual  estudávamos a Bíblia. Os textos bíblicos, antes obsoletos, ganhavam vida à medida que nós nos enxergávamos neles. Durante a noite, quando eu reclinava a cabeça para dormir, já me vinha o forte desejo de ver o sol nascer outra vez para que, novamente, pudéssemos ler a Bíblia. Cada leitura permitia-me passar por sucessivas experiências de libertação; cada passo, mais um olhar para a matizada face de Deus; cada paginar, um caminhar por entre as histórias bíblicas que, na verdade, eram também as nossas histórias.
Kinno Alves Cerqueira

Aos poucos fomos chegando de perto, de longe, e nos conhecendo uns aos outros fazendo assim, novas amizades, revendo as antigas, fortalecendo vínculos, partilhando a fé e a vida. Aqui estivemos todos reunidos e reunidas em torno da Palavra. Foram dias memoráveis. Durante o tempo que estivemos juntos partilharmos a vida, nossas histórias de vida, a vida de nossas comunidades e nossas percepções de leitura da realidade atual. Foi um momento de crescimento. Como aconteceu aos discípulos de Emaús (Lc 24,32) nossos corações ardiam e nossos olhos se abriam à luz da Palavra, e pouco a pouco fomos desvelando com senso critico e olhar de fé amorosa como Filipe com o Eunuco (At 8,30-37), a realidade que estamos inseridos, reconhecendo que é preciso dar passos na compreensão, aprendizado e exercício da Leitura Popular da Bíblia, sobretudo com nossas comunidades para que outros também bebam desse poço salutar.
Sebastião Santana da Silva (Sebastião Catequista)

Por fim, nossos agradecimentos a toda a equipe do CEBI Pernambuco que incansavelmente fomenta a LPB em nossas igrejas e comunidades, bem como nossos sinceros agradecimentos à Missão Franciscana que colaborou financeiramente com este curso e possibilitou que mais pessoas tivessem acesso à uma leitura libertadora da Bíblia.

Fonte: Texto enviado por José Josélio da Silva, Coordenação do CEBI Pernambuco.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×