CEBI em destaque

CEBI-PA “Boa Nova em tempos de crise”

No dia 22 de abril (sábado), aconteceu a 1ª etapa do Estudo do Evangelho de Mateus na Paróquia Divino Espírito Santo, Moju/Pará.

Nos debruçamos sobre o Evangelho de Mateus com o tema: Bem-aventuranças “Boa Nova em tempos de crise”. Estiveram participando deste encontro em torno de 40 pessoas, oriundas das várias comunidades e pastorais da cidade e do interior.

Esta foi a primeira etapa de uma caminhada que teremos pela frente no aprofundamento do Evangelho Litúrgico. As bem-aventuranças serão o pano de fundo da nossa busca da espiritualidade do discipulado em Mateus.

Fases do Estudo Bíblico

Neste primeiro momento apresentamos comunidade de Mateus, vimos um pouco de sua história, de sua luta e de sua superação da crise violenta pelo qual estavam passando. O texto de Mateus 5,1-12 nos ajudou a descobrir quais eram as violências praticadas pelo Império Romano d.C., e qual é a Boa Notícia de Jesus Cristo narrado por Mateus.

Fizemos uma comparação com essas comunidades para VER o que temos em comum com elas e assim perguntamos às comunidades de Mateus, que são companheiras de caminhada neste ano litúrgico:

Como a luz da Boa Nova de Jesus iluminou sua caminhada e as fez encontrar respostas e atitudes a serem vividas? Qual a crise que estamos vivendo e quais as luzes que o Evangelho de Mateus aponta?

Fizemos uma oficina de estudo a partir do texto de Mt 14,22-36, procurando descobrir no texto como a comunidade nessa travessia superou a crise da falta de fé e de coragem no anuncio da Boa Nova de Jesus.

A partir dessas indagações o Evangelho vai nos iluminando e nos encorajando no desejo de construirmos ambientes comunitários a partir da não violência.

Depoimento

Este encontro foi de grande aprendizado para minha vida. As descobertas que faço com as comunidades, de como elas precisam de ajuda no melhoramento do estudo da Palavra de Deus, para entender como esse Deus é presente em nossa história, em nossa caminhada. E a Leitura Popular da Bíblia é uma metodologia que abre caminhos neste sentido, ler a Bíblia a partir da nossa realidade, com a linguagem do nosso cotidiano. Essa é a metodologia popular que adotamos no CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) que facilita nosso modo de ver, julgar e agir a partir das Escrituras, nos mantendo fiéis ao texto.

A minha trajetória no CEBI tem sido de muitas conquistas, de construção coletiva do saber. Sou Dabariana da turma de 2016 e 2017. Eu escolhi fazer o Dabar sem muito saber o que significava, mas tinha em mente uma vontade imensa de estudar a Bíblia e vi uma oportunidade para ampliar meus conhecimentos e buscar respostas as inquietações em torno da Bíblia.

O DABAR contribuiu consideravelmente para meu processo de aprendizagem e capacitação para que hoje eu possa ajudar as comunidades e grupos que também desejam conhecer a história da Bíblia. A cada encontro como facilitadora amplio meus conhecimentos e reavalio minha metodologia como assessora procurando sempre ser fiel tanto a interpretação da Bíblia, como no uso da metodologia adotada pelo CEBI que é a Educação Popular da Bíblia, bem como à realidade sofrida do povo das comunidades, sempre buscando junto à elas uma forma de superação dos conflitos, das crises e das perseguições sem o uso da violência.

Obrigada ao CEBI e ao DABAR pela confiança e pelo apoio em minha caminhada!

Fonte: Escrito pela facilitadora Fátima Valente, Cebi-Pará.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×