CEBI em destaque

CEBI-MS “Sonhar, sonhar, realizar e celebrar”: Sobre Juventudes e fé

CEBI-MS

Em um final de semana de muito frio, porém iluminado com um lindo sol, amarelinho destas terras guaranis, uma juventude diversa, cheia de vida e energia se reuniu para refletir o tema “Democracia na liberdade de fé”. Entre essa diversidade estavam jovens cristãos/ãs, agnósticos/as, espíritas, jovens sem nenhuma denominação religiosa e jovens da cultura Guarani Kaiowá, onde puderam se encontrar para compartilhar experiências e esticar novos horizontes.

Com a facilitação dos jovens Marisa (CEBI-MS) e Jonathan (CEBI-MG), a juventude foi convidada a (re)pensar sobre os diversos tipos de intolerâncias que existem em nossa sociedade e descobrir caminhos de diálogo em tempos tão obscuros que estamos vivendo.

No domingo, os/as jovens puderam partilhar sobre as vezes que se sentem reprimidos/as ou silenciados/as por pessoas que estejam em alguma posição “superior”, sejam educadores ou familiares: pensam de maneira diferente e acabam sofrendo perseguição. Esse tipo de repressão se dá nas escolas e em outros meios sociais.

No debate, foi discutida a importância desses/as jovens não se calarem, sendo autores/as de sua própria história.

O texto de Atos dos Apóstolos 17,14-34 (a chegada de Paulo em Atenas) foi aprofundando através do Método da Leitura Feminista da Bíblia voltado a uma hermenêutica juvenil. Os grupos puderam dialogar sobre o texto, pensando em algumas questões como: que memórias o texto evoca? Que suspeitas levanto na desconstrução do texto? Quais perguntas faço para o texto, enquanto jovem? Na reconstrução, imagens congeladas, preparadas em grupo, ajudaram a trazer o texto para os dias de hoje.

O final do encontro foi o momento de sonhar, realizar e celebrar. Embalado/a pela dança circular, cada jovem foi convidado/a a comer um sonho em troca de algum sonho que fosse coletivo. Foi um momento lindo de partilha de sonhos, cada participante pode colocar seu sonho na coletividade, desejando coisas boas: o sonho de um mundo melhor, com menos intolerância, mais amor, respeito e dignidade e unidade na diversidade.

Embalados/as nos sonhos, tivemos um momento de encerramento podendo participar da intervenção artística de grafite do artista Senkapuz. Tivemos a oportunidade de colocar todos os nossos sonhos juntos à arte que ele construiu para a juventude, Na oportunidade, ele também lançou seu Rap da Casa Comum.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×