Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO Formação Bíblica reúne lideranças das comunidades católicas rurais e urbanas

CEBI-GO Formação Bíblica reúne lideranças das comunidades católicas rurais e urbanas
15 de agosto de 2017 Centro de Estudos Bíblicos

Continuam os processos de Formação Bíblica com lideranças das comunidades católicas rurais e urbanas da paróquia São Sebastião, em Novo Brasil. Dessa vez, nos dias 12 e 13 de agosto de 2017, as pessoas refletiram sobre o Evangelho do discípulo amado, da discípula amada.

Estudo com vistas para a realidade

Em tempos de intolerâncias dialogou-se que as comunidades joaninas eram formadas por grupos de origens muito diversificadas. O estudo abordou o encontro da mulher samaritana (sem nome) com Jesus, à beira do poço.

As pessoas perceberam atitudes do ser discípula na Samaritana; ela conversa com Jesus em situação de igualdade e deixa o recado que não precisa “de senhor” para respaldar as atitudes dela. Outra dimensão foi “o deixar o balde” para dar testemunho nas aldeias da Samaria (nos evangelhos sinóticos os discípulos deixaram as redes…).

formação bíblica de lideranças em Novo Brasil-GO.

formação bíblica de lideranças em Novo Brasil-GO.

No segundo dia continuaram as reflexões sobre as comunidades joaninas, porém agora fundamentadas na perspectiva da teologia do Êxodo, mais especificamente do “Eu sou”…  Eu sou o pão da Vida… E Vida em abundância…

A partir daí, abordou-se os temas da Romaria da Terra e das Águas que acontecerá na cidade de Itapuranga-GO, no dia 02 de setembro de 2017, sob a organização da Comissão Pastoral da Terra/GO, e escolheu-se uma equipe que irá articular a participação das comunidades da paróquia São Sebastião no referido evento. Outro gesto concreto assumido pelo grupo foi o plantio de uma horta comunitária urbana, estilo mandala.

Partilhas de algumas pessoas que participaram da formação:

“Achei interessante o protagonismo das mulheres. E fica a pergunta: ‘como atualizar e trazer a realidade desse protagonismo para os dias de hoje?’ os demais assuntos foram muito bem abordados”
(Léo Daniel, 18 anos).

“O jeito de estudar a Bíblia foi legal, porque foi todo mundo junto, reunido e não a gente estudando sozinha. O que chamou a minha atenção foi a apresentação dos jovens sobre a mulher samaritana e Jesus, em volta do poço. Foi um bom jeito da gente conhecer a história”
(Lana, 13 anos).

“Uai… Eu gostei porque foi de forma dinamizada (a apresentação do batizado mineiro… a maneira de partilhar a Palavra). Achei legal também a divisão dos grupos para a gente conversar sobre a nossa realidade. Eu achei interessante o evangelho de João voltado para a comunidade, o amor e a diversidade”
(Pedro Antônio, 18 anos).

“Eu acho o método bom porque o jeito de conduzir o estudo é gratificante e traz muita expectativa de querer mais”
(Gabriel, 20 anos).

“O cenário foi bem legal e também o jeito de explicar foi bom, porque interage com a gente e ajuda a gente entender mais a Bíblia…”
(Ana Cibelly, 13 anos).

 

formação bíblica de lideranças em Novo Brasil-GO.

formação bíblica de lideranças em Novo Brasil-GO.

O grupo tinha 27 pessoas. Entre estas 20 (vinte) mulheres e 7 (sete) homens. Do total, 7 jovens e 3 crianças.

Fonte: Cebi Goiás, 14/08/2017.