CEBI em destaque

MAC/CEBI-GO Curso sobre Educação Popular e Metodologia chega a sua última etapa

Ocorreu em Goiânia, no dia 03 de junho de 2017, a última etapa do Curso de Educação Popular e Metodologia de Trabalho de Crianças e Adolescentes. O processo formativo ocorreu em oito  módulos e encerrou-se no clima das festas juninas.

Tema

Esta etapa teve como tema “Conexão e agir local: redes de estratégias e lutas de intervenção nas políticas públicas para crianças e adolescentes”, ocasião em que se refletiu sobre as diferenças entre políticas públicas e políticas de governo e a necessidade de formar redes, conectar-se na luta por direitos e não ser um grupo isolado nas ações por transformação social.  Dialogou-se também sobre o “lúdico revolucionário” em contraposição ao “lúdico reacionário”.

Participação

O curso foi realizado pelo MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) em parceria com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), a UEG (Universidade Estadual de Goiás) e o CECOM (Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos). Esta etapa contou com a participação de 30 pessoas, sendo 25 mulheres e 5 homens. Deste total, 9 jovens.

O curso contou com a participação de pessoas de diversos lugares, variadas idades e denominações cristãs. Na íntegra, a partilha de duas cursistas sobre as transformações causadas na vida delas, a partir das  reflexões e vivências feitas no decurso dos módulos e nas atividades:

“Inicialmente a transformação aconteceu em casa mesmo: lá, comecei a fazer brincadeiras que inclui e não exclui. Depois, o grupo de base ampliou a minha visão de educação e educação popular… a questão do método, a formação crítica, a metodologia libertadora, a transformação. Eu percebi que às vezes sou opressora e nem via isso”
Thais,  19 anos, Igreja Congregação Cristã no Brasil

“No meu olhar enquanto profissional da área de Serviço Social, como alguém que trabalhou muito com criança e adolescente, eu vejo que o curso é libertador e apresenta uma metodologia libertadora, porque a ferramenta de trabalho está com as crianças/adolescentes/jovens e comigo; está na Vida! E isso é enriquecedor, pois se constrói algo com a outra pessoa. A Educação Popular é uma solução possível de transformação, porque com a construção coletiva nós podemos avaliar o que nos liberta, o que nos oprime e o que fazer com essa avaliação, que é o agir”
Maria de Fátima, Igreja Batista Ebeneze

Fonte: Pela coordenação do curso, Goiânia, 04 de junho de 2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×