Bíblia

Quem crê tem vida em abundância – João 3,16-18 – Ildo Bohn Gass

Quem crê tem vida em abundância - João 3
A narrativa para a liturgia deste final de semana está no contexto da conversa entre Jesus e Nicodemos (João 3,1-21). Porém, as palavras de Jesus, que expressam a experiência das comunidades joaninas com o ressuscitado, são dirigidas a todas as pessoas.
A fonte da vida plena está no amor de Deus
Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3,16).
Antes de tudo, vamos compreender melhor algumas palavras que constam neste evangelho. 
“Mundo” é uma referência a toda ordem injusta, designa tudo o que se opõe ao Reino, ao projeto de Deus. Por isso, diante de Pilatos, Jesus afirma: O meu reino não é deste mundo (João 19,26). Dizendo isso, afirma que o seu projeto não é conforme o reino deste mundo, o mundo de Pilatos. Este era o mundo do império romano, da ocupação militar, da corrupção, da exploração dos pobres, da violência. A missão de Jesus é viver e fazer crescer o Reino de Deus entre nós, para superar as relações deste mundo injusto.
Quando o quarto evangelho se refere à “vida eterna”, não somente indica a nova dimensão da vida após a morte. Esta é uma expressão que também faz referência à vida presente. Convém conferir alguns versículos, onde assim está escrito: tem a vida eterna (João 6,40.47.54). Ali, como também em outras passagens, o verbo ter não está no futuro, mas no presente do indicativo. Isso revela que o amor de Deus manifestado em Jesus gera, neste mundo, vida eterna, isto é, vida definitiva, vida plena, vida digna, vida cidadã, vida em abundância (João 10,10). Também, no nosso texto, o verbo ter está no tempo presente, porém, do modo subjuntivo. E em João 17,3, Jesus define em que consiste a vida eterna: que eles te conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo. E conhecer a Deus é viver o amor e a justiça (cf. Jeremias 22,15-16; Oseias 2,21-22; 6,6).
Outra palavra muito cara para a comunidade joanina é “crer” ou “acreditar”. Ela aparece 39 vezes neste evangelho. É interessante que este verbete não apareça em forma de substantivo, "crença" ou "fé". A intenção é enfatizar que a fé deve ser ativa. Crer em Jesus é aderir ao seu projeto, é comprometer-se com a mesma missão de amor que o Pai lhe confiou. Mais do que ter fé em Jesus, acreditar significa ter a mesma fé de Jesus. Não é somente ter a atitude de acolhida e abertura à graça amorosa de Deus. É mais. É aderir a ela, vivendo da mesma forma como Jesus viveu. 
Deus é Emanuel. Ele quer fazer história junto a suas filhas e seus filhos. Para Moisés, Deus está presente na luta por libertação junto a hebreus e hebreias (Êxodo 3). Da mesma forma, as comunidades joaninas também fazem a experiência com um Deus que participa visivelmente da história humana em Jesus de Nazaré. Ele é a revelação do amor pleno do Pai presente em nosso meio e agindo na promoção de vida eterna, isto é, vida digna. A motivação para Deus querer fazer parte da história humana é o seu amor ilimitado pelas pessoas, a fim de que tenham vida plena, vida cidadã.
Jesus é Filho único de Deus porque, na fidelidade ao Pai, revela o seu amor incondicional ao mundo. Jesus é filho humano de Deus. Nele, o divino se humaniza e o humano é divinizado. O Pai ama tanto que é capaz de entregar tudo o que possui, o seu único filho. Deus se comporta como Abraão, capaz de oferecer o que lhe é mais caro, em total desprendimento (Gênesis 22).
Deus deu o seu filho por amor. Em João 3,14, está escrito que é necessário que seja levantado o filho do ser humano. É importante superar a falsa compreensão de que Deus queria a morte de Jesus. Não. O Deus de Jesus não é conivente com a morte. Nem ele mesmo é um assassino. O próprio Jesus afirma que ele é Deus de vivos (Marcos 12,27). Jesus mesmo dá a sua vida livremente (João 10,18). Só o amor é capaz de doar a vida. Além disso, Jesus diz para Pilatos: quem a ti me entregou tem maior pecado (João 19,11). Entregar Jesus à morte, portanto, é pecado. E o pecado não vem de Deus. É a vontade do diabo. Por fim, lembramos que Paulo e Sóstenes escrevem assim às comunidades de Corinto: nenhum dos príncipes deste mundo conheceu a sabedoria de Deus, pois se a tivessem conhecido não teriam crucificado o Senhor da glória (cf. 1 Coríntios 2,7-8).
Na tradição de Israel, a fonte da vida está na lei (Salmo 119,37.40.50; Neemias 9,29). É ela que orienta as posturas e atitudes dos israelitas. No entanto, para as comunidades joaninas, não é mais a letra da lei, mas o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8,39), que é fonte de vida eterna, de vida em abundância.
O amor ilimitado de Deus é fonte de salvação
Pois Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele (João 3,17).
Deus enviou o seu filho. No grego, a palavra apóstolo significa enviado, mensageiro. Interessante notar que nenhuma vez este evangelho usa o título de apóstolo. A única vez que aparece esta palavra, ela tem o sentido de mensageiro, de enviado (João 13,16). É provável que essa escolha pretenda enfatizar que Jesus é o único enviado, o único apóstolo do Pai. Mas, o fato é que o próprio Jesus nos inclui em seu apostolado. Envia Madalena, tornando-a apóstola da ressurreição (João 20,17-18). Também nos envia como apóstolos e apóstolas com a mesma missão que o Pai lhe confiara (João 20,21).
Jesus, embora tenha sido condenado por este mundo injusto, não quer a sua condenação, o seu julgamento. Deus enviou Jesus não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. O amor de Deus quer trazer salvação, isto é, vida eterna, vida em abundância para todas as pessoas (João 10,10).
Quem não crer julga-se a si mesmo
Quem nele crê não é julgado. O que não crê já está julgado, porque não creu no nome do único filho de Deus (João 3,18).
O Pai oferece o dom do amor a todas as pessoas indistintamente. Deus não faz distinção entre pessoas, mas, em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça lhe é agradável (Atos 10,34-35; cf. Deuteronômio 10,17). Mas há quem não adere ao nome de Jesus, isto é, à sua pessoa, revelação do amor de Deus. Quem assim decide não é julgado por Deus, mas a si mesmo se julga. O critério do julgamento é a prática a favor da vida ou da morte. Diante de Jesus, ou nos posicionamos contra ele e seu projeto, ou aderimos a seu amor, agindo em favor da vida. Jesus provoca uma decisão, uma tomada de posição. 
Jesus foi enviado ao mundo para que este seja salvo, isto é, para que tenha vida eterna. Da mesma forma, também ele nos envia para sermos seus cooperadores na promoção de vida digna neste mundo (João 17,18; 20,21).
 
 

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