Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

O Pão Nosso de cada dia – liturgia especial para 08 de março

O Pão Nosso de cada dia – liturgia especial para 08 de março
24 de fevereiro de 2011 Centro de Estudos Bíblicos
O Pão Nosso de cada dia - liturgia especial para 08 de março
Esta liturgia é oferecida como um convite para celebrar o Dia Internacional das Mulheres.
Deve ser adaptada respectivamente para cada contexto.
 
O tema das Nações Unidas para o Dia Internacional das Mulheres de 2010 é: "Direitos iguais, oportunidades iguais: progresso para todas as pessoas". Justiça é o critério para equidade. Como este tema nos desafia teologicamente?
 
Hoje, mulheres não têm igualdade de direitos ou oportunidades por causa da injustiça no mundo. Como nós podemos assegurar equidade para mulheres no cotidiano a fim de construir uma sociedade mais justa?
 
As mulheres estão famintas tanto por pão quanto por justiça. O Dia Internacional das Mulheres é a data para celebrar e compartilhar boas práticas. A resistência das mulheres é um sinal de esperança contra a violação dos seus corpos, a destruição da natureza, as mudanças climáticas, o empobrecimento, falta de acesso a terra, sementes e alimento. Compartilhar experiências, tanto de dor quanto de empoderamento, é crucial para superar situações adversas e continuar lutando por justiça de gênero. Este é um momento para compartilhar cura e alimentar experiências no cotidiano das mulheres.
 
(O lugar onde vai acontecer a celebração pode ser organizado com panos coloridos, velas, flores e frutas. Para o ato simbólico de compartilhar potes vazios, canecos, xícaras e tigelas, as pessoas participantes são convidadas a trazer algo típico de sua região. Antes do início da celebração, podem ainda ser providenciados mais exemplares destes objetos, de diferentes modelos e tamanhos, e depois cada pessoa pode escolher um e compartilhá-lo com alguém.)
 
Clique no link abaixo para acessar a liturgia:
 
 
Esta liturgia encontra-se disponível também em inglês e alemão no site da Federação Luterana Mundial: