Artigos e Reflexões

Estudar a história para não aplaudir a barbárie

Por Jaime C.Patias, IMC*

 

1-Você que aplaude Bolsonaro andando de moto, que sai com sua moto e o segue, saiba que ele não está fazendo apenas uma “motociata”, mas está imitando os fascistas. É isso mesmo, confira ao ler sobre o fascismo, como foi Benito Mussolini (1883-1945). Procure fotos. 

2-Você que aplaude ao ver Bolsonaro se jogando ao mar, na Praia Grande no litoral paulista (1ª de janeiro 2021), saiba que ele está imitando Mussolini, o fascista que arruinou a Itália e que foi morto a tiros juntamente com a sua amante, Claretta

Petacci, em 28 de abril de 1945.  

3-Quando Bolsonaro corta o cabelo no seu gabinete e filma para você aplaudir, não é apenas um detalhe, saiba que ele está imitando Adolf Hitler (1889-1945), o monstro e ditador nazista que afundou a Alemanha. Hitler cometeu suicídio em Berlin, a 30 de abril de 1945. 

4-Quando Bolsonaro toma leite diante das câmaras não é uma cena qualquer, ele está imitando Hitler que fazia isso para destacar a supremacia da raça branca diante dos judeus e negros. Leite é um símbolo do ódio neonazista. Não foi apenas o nazismo que incentivava beber leite. Entre os egípcios, gregos e romanos, o leite era símbolo de pureza genética, de supremacia racial e força. 

5-Ao falar sobre o rebaixamento da inteligência coletiva brasileira, o sociólogo italiano Domenico de Masi argumentou: “durante esta pandemia, Bolsonaro se comportou como uma criança, de um jeito maluco. Ou seja, o ditador conseguiu impor um comportamento idiota em um país muito inteligente. Porque é isso que fazem as ditaduras (…) Mussolini, Hitler e Erdogan também foram eleitos”. 

A história ensina. Todo Golias pensa que é super-homem. Quando menos espera, derrete feito cera. Em vez de ignorar ou aplaudir os nazifascistas, veja o quanto todos somos afetados por essa atitude. Confira os registros da história, confira o que acontece quando se é governado por gente sem humanismo, que nega a ciência e a razão. Muitas vidas se perderam, muita coisa se destruiu e muitos povos ainda sofrem com a marca do fascismo, como a Alemanha, a Itália, Portugal, Chile, entre outros. E nenhuma história fascista acaba bem, só deixa rastros de terror e destruição. O Brasil já passou por uma ditadura. Agora está à deriva e vive uma crise sanitária. Temos mais de 500 mil mortos pela covid-19, um dos resultados mais cruéis desse desgoverno sem humanismo, sem plano e sem futuro. Não há lugar para neutros, nem aplausos para a barbárie. Confira a história e lute, todos à luta. Paremos essa tragédia.  

 

*Licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e mestre em Comunicação

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×