Estimadas/os irmãs e irmãos das
Coordenações Estaduais do CEBI
É com alegria que nos dirigimos a vocês para repassar informações a respeito de nossa próxima Assembleia Nacional. Solicitamos de todas e todos a leitura atenta e o maior envolvimento possível no processo preparatório.
Dado o momento político de nosso país, muita gente corre o risco não só de desanimar, de aceitar a situação como sendo a única possível, mas também de se “conformar”, adaptando-se à lógica deste mundo. Para que não deixemos os sonhos adormecerem, para que sigamos alimentando a profecia e buscando coletivamente caminhos novos, somos convidadas e convidados a dizer:
“Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…” (Rm 12.1-2).
À luz desta convocação profética, extraída da carta aos Romanos, no ano em que celebramos os 500 anos da Reforma, façamos nosso processo preparatório rumo à 21ª Assembleia Nacional do CEBI.
Data
02 a 04 de novembro de 2017. A Assembleia terá início às 14h00 do dia 02 com a celebração de abertura. O encerramento será às 16h00 do dia 04.
Local
Centro Cultural Missionário – CCM
SGAN 905 – Brasília/DF. Telefone: (61) 3274-3009
Texto bíblico inspirador
Rm 12.1-2
Lema
“Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…” (Rm 12.1-2)
Tea Frigerio e Clay Peixoto nos ajudaram com uma reflexão preparatória, que acompanha essa carta (confira o Texto Motivador – Anexo 01).
Identidade Visual
A identidade visual para a 21ª Assembleia Nacional do CEBI foi criada pelo artista Artur Sanfelice Nunes. Confira sua contextualização:
Coordenação da Assembleia
A equipe responsável pela coordenação da Assembleia será composta por: Martha Bispo, Luís Sartorel, Lucia Dal Pont e Adriana Amorim.
Assessoria
– Análise de conjuntura: Daniel Seibel
– Reflexão Bíblica: Tea Frigerio e Clay Peixoto.
Participantes
São membros da Assembleia, com direito a voz e voto: uma pessoa de cada estado, os membros do Conselho Nacional e pessoas associadas.
Quanto às pessoas a serem indicadas como representantes estaduais, lembramos que o processo de escolha deve ser feito em Assembleia Estadual e que é importante a redação de um documento que registre essa escolha (ata ou relatório da Assembleia Estadual). O documento deve ser enviado junto com a Ficha de Inscrição (Anexo 03) ou preenchido na ficha online. Cada Estado é responsável pelas despesas de viagem de seu/sua representante. A Secretaria Nacional viabilizará os recursos para as despesas de hospedagem.
Os Conselhos de Igrejas (CONIC e CLAI), alguns organismos ecumênicos parceiros e agências apoiadoras também são convidadas e convidados.
Processo preparatório
- Seguem algumas perguntas com o objetivo de nos ajudar no processo preparatório (vejam o Anexo 2 – Avaliação do Triênio). Solicitamos à Coordenação Estadual o carinho de respondê-las de forma coletiva, ouvindo, sempre que possível, os grupos das sub-regiões. As respostas devem ser enviadas até o dia 15 de julho para a Secretaria de Articulação e Intercâmbio ([email protected]) ou inseridas no formulário online. Em sua próxima reunião, o Conselho Nacional analisará com atenção as respostas. Com a contribuição de todos/as, a Assembleia será bem mais proveitosa.
- Desde já, convidamos cada grupo a se debruçar sobre o texto de Rm 12.1-2. Além do subsídio a ser enviado, pessoas e grupos também são convidadas a partilhar suas descobertas a partir do texto.
- Como a Assembleia será também eletiva, estimulamos os estados a começarem a conversar sobre nomes, tanto para a Direção Nacional como para a representação regional no Conselho Nacional. Em agosto, será composta uma comissão eleitoral que enviará mais informações.
- Enviamos também o Estatuto e o Regimento Interno do CEBI (Anexos 04 e 05). Solicitamos especial atenção aos artigos 13 a 16 do Estatuto.
Fazendo votos de que esse seja um rico processo preparatório, despedimo-nos reafirmando o convite: “Não nos conformemos ao esquema deste mundo, mas…”.
Um abraço caloroso.
Martha Isabel Furtado Bispo
Diretora Nacional do CEBI
Em preparação à XXI Assembleia Nacional do CEBI, todos os estados foram convidados a responder um instrumento de avaliação (autoavaliação dos estados / avaliação do desempenho do Conselho Nacional no período 2015-2017 / bem como a atuação do CEBI nos eixos “Juventudes” e “Justiça Socioambiental”. Confira a síntese das respotas clicando aqui.
Anexos
- Texto Motivador
- Questionário de avaliação sobre o triênio
- Ficha de Inscrição
- Estatuto
- Regimento
- Síntese das respostas sobre a vida nos estados
- Relatório 2017
- Relatório da Secretaria de Administração
- Relatório da Secretaria de Articulação e Intercâmbio
- Relatório da Secretaria de Publicações
- Relatório da Secretaria de Formação
Identidade Visual (arquivos para impressão)