A caminho – Teologia da Libertação e Educação Popular
Em um seminário realizado em Porto Alegre as pessoas participantes perguntaram-se, em meio a tantas crises, pela atualidade da Teologia da Libertação e da Educação Popular. O grupo revisitou a história, conversou sobre métodos e textos, tenham sido eles tecidos no papel ou nas tramas da vida. O presente livro, ao reunir algumas das reflexões feitas pela assessoria, quer provocar em nós duplo estímulo: enquanto nos impulsiona a conhecer melhor nossa história nos instiga a continuar sonhando, alçando sempre novos voos.
Não foram poucas as pessoas que disseram que Teologia da Libertação e Educação Popular estão mortas. Se por esse processo entendermos e visualizarmos a experiência de sementes que morrem para gerar vida, devemos concordar e nos alegrar. Que morra a cada dia toda a teologia e toda educação que tende a petrificar, a se tornar absoluta. Que renasça a cada dia uma teologia semente e fruto da luta, dos sonhos e das conquistas das pessoas e dos grupos empobrecidos!
Este livro possui os seguintes textos:
- Apresentação;
- Por alguma razão nos emprestam asas. Sobre as identidades mutantes de quem faz a Educação Popular – Fernando Torres;
- Teologia da Libertação: eixos e desafios – Faustino Teixeira;
- Resgate histórico da Educação Popular: um olhar sobre como o “povo” foi criando rostos diferentes na “caminhada” – Edla Eggert;
- Qual a contribuição e os desafios da Educação Popular para a transformação social? – Edla Eggert;
- Nossa conjuntura – Plínio de Arruda Sampaio.
Editora: CEBI/CECA /CELADEC
Ano: 2006
Número de páginas: 107
Autoria
Faustino Teixeira
Fernando Torres
Edla Eggert
Plínio de Arruda Sampaio