AMARÁS! Com toda a sua alma, com todo o seu coração e com todos os seus sentimentos. Mt 22,34-40;41-46
O Evangelho do próximo domingo traz a temática do maior mandamento, o mandamento do amor. Amarás! Amarás é a lei do amor a Deus e do amor ao próximo. Estes dois mandamentos abrangem toda a lei e os profetas; O filho de Deus, o Messias (Cristo) não era o Messias esperado pelos senhores da terra, pois a justiça de Deus não pertence aos senhores do mundo – O meu reino não é deste mundo Jo, 18,36.
O amor não faz nenhum mal ao próximo, pois o amor é o cumprimento total da lei Rm 13, 8-10. 1 cor 13, 1ss como Renato Russo canta em Monte Castelo, “É só o amor! É só o amor que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece”[…]
Os textos nos trazem um contexto onde a situação tem reflexo no cunho religioso, social, político e econômico. Uma religião carregada de estratagemas, artimanha, com o intuito de derrubar Jesus para continuar no poder, manipulando e explorando o povo; uma religião fundamentalista que aprisionava aquela gente com o cumprimento das 613 leis impostas pelos grupos radicais da época; uma religião coligada com o poder do império romano que espoliava o povo de todos os seus direitos, com altos tributos, manipulando a sua consciência, causando uma situação caótica; uma sociedade aflita, desgarrada e errante “ como ovelhas que não tem pastor” Mt 9,36; uma sociedade cansada por viver sob os pesados fardos dos tributos do império romano e da religião.
- Atitude de Jesus Mt 22,37-39
Amarás! Amarás a Deus com toda a sua alma, com todo o seu coração e com todo o seu entendimento Mt 22;27. Jesus apresenta três princípios: Alma, coração e entendimento! Alma e coração, espiritualidade voltada para o íntimo, para os sentimentos mais profundos do amor por tudo e por todas as coisas. Amar a Deus com a alma e com o coração era a essência, pois somente quem amava com a alma e com o coração era capaz de perceber o que estava acontecendo naquela sociedade, porque amar com a alma é bom, mas dói. Dói, porque esse amor provoca uma ruptura, a de abrir os olhos, cair as escamas Atos 9,18, tirar as traves Mt 7, 3-5. Abrindo os olhos os fariseus teriam que mudar radicalmente suas atitudes. Jesus lança esse apelo dando-lhes a resposta, mas provocando-os a uma mudança, mudança de entendimento. Amar a Deus de todo o entendimento, princípio da sabedoria e da santidade Prov. 9:10. Se fores sábios para ti, sábios serão, se fores escarnecedor só tu o suportarás Prov. 9:12.
Amarás! Amarás o teu próximo como a ti mesmo Mateus 22:39b. Quem era o próximo dos fariseus? Seus interesses, as leis, a inveja, o ser, o ter e o poder. Estes se diziam tementes a Deus, mas Jesus conhecendo as suas intensões une o amor a Deus com o amor ao próximo.
- Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas Mt 22, 40. A atitude de Jesus indica que quem conhece e ler a Palavra de Deus anuncia a verdade Jo 8,32, a justiça e denuncia as injustiças. Ele traz a memória da profecia para que aquele grupo lançasse um olhar para todos os ensinamentos do AT e para a atitude daqueles e daquelas que provocaram uma mudança no decorrer da história do povo de Israel e de suas transformações. Quem quer pôr a lei em prática precisa se dispor a pagar um preço alto, doar até a sua própria vida em defesa da vida do mundo. Diante disso, Jesus também traz presente a lei de Moisés, o código da aliança que indica as leis que defendem a vida, como a lei do Sábado – o descanso da terra, de toda a família, dos escravos e escravas, do migrante e dos animais Êx 20: 8-10.
- Mateus 22,41-46. Jesus parte do ponto essencial, a identidade do Messias, pois sabia que o entendimento daqueles grupos era A situação travada da época, para fugir de compromissos com a defesa da vida, se escondia por trás da espera de um Messias, um rei que surgiria das classes tradicionais para ser intermediário entre Deus e o povo e resolvesse seus problemas contra seus inimigos Sl 110. O Messias (Cristo) não era limitado a um reino terrestre. Seu Reino não era mundano – O meu reino não é deste mundo Jo 18: 36. O reino de Jesus só pode acontecer onde reine o amor e a justiça. Diante dessa verdade, ninguém ousava lhe fazer mais perguntas.
Oração: Senhor, ajuda-me a amar além de meus interesses e a me colocar a serviço do Reino de Deus, sendo aberto/a cada dia para enxergar as injustiças que oprimem meu próximo/a e a enfrentar, com coragem quem se apropria das leis em seu favor como uma escavadeira que impiedosa destrói todo tipo de vida sem se importar com o que possa acontecer amanhã. Amém!
Adeodata Maria dos Anjos. Antropóloga e Pedagoga, Assessora do CEBI, colaboradora do Centro de Formação Mandacaru, Educadora Popular. CEBI-PI