CEBI em destaque

CEBI-RJ: 500 anos da Reforma e agentes do Ecumenismo

O CEBI-RJ se fez presente no II Encontro Ecumênico do Leste 1 (CNBB), em Niterói (RJ). Com o tema 500 anos da Reforma, o evento aconteceu no dia 21 de outubro.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso, dom Francisco Biasin explicitou ao grupo o que significa comemorar a reforma: “fazer a memória juntos”. O religioso partilhou sua experiência de participação no Simpósio Ecumênico Mariológico, em Curitiba, e as perspectivas desta comemoração, além de alguns aspectos da vida de Lutero e seus tratados teológicos.

O que Lutero tem a nos dizer?

“Após 500 anos da Reforma, o que Lutero tem a nos dizer, hoje?’. Essa foi a pergunta motora da exposição de Dom Biasin. Traço importante da exposição foi o acento de que a “existência cristã” foi sempre o tema central do pensamento de Martin Lutero. Existência cristã excêntrica. Existimos autenticamente fora de nós: Para Deus e para o próximo.

Padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão da CNBB para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, apresentou pontos centrais do documento “Do conflito à comunhão. Comemoração conjunta Católico-Luterana da Reforma em 2017” ressaltando, no conjunto da exposição, que a unidade dos cristãos é uma das coisas mais importantes para o futuro da humanidade.

“Num mundo marcado pelo imediatismo, eficácia, consumo, intolerâncias, necessitamos dar como Igrejas um testemunho público do Deus da misericórdia, justiça e compaixão”, disse.

Os/as participantes leram os cinco imperativos ecumênicos apresentados no último capítulo do documento e levantaram pistas de ação para serem realizadas em suas realidades comunitárias. Num clima de fraternidade, oração e partilha, o grupo contou ainda com a grata presença do arcebispo de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias.

Fonte: Texto e fotos enviados por Celma Rodrigues Silveira Oliveira, CEBI-Volta Redonda/RJ, 30/10/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×