CEBI em destaque

CEBI-SC Relações de Gênero versus Patriarcado e Capitalismo

O Cebi de Santa Catariana realizou um seminário na cidade de Lages para discutir as relações de gênero.

O encontro aconteceu entre os dias 01 e 02 de abril e reuniu as sub regiões do Estado. Quem facilitou o encontro foi Sirlei Gasparetto, professora na Universidade Comunitária de Chapecó.

Depois de uma breve apresentação sobre as atividades do Cebi, feita por José do Nascimento, aconteceu a oração inicial. O grupo foi conduzido a relatar seus sonhos tecendo coletivamente uma rede com fita. Uma grande rede feita de sonhos “cebianos” foi construída.

Memória

A data do encontro marcava também a memória de Irmã Jandira Betton, falecida por conta de um acidente há 16 anos. Ela é considerada uma das “parteiras do Cebi” em Santa Catarina.

“Quem luta não morre jamais”, lembra Sirlei que convida o grupo a proclamar “Jandira, presente!

Sirlei trabalha a questão de gênero observando a história do patriarcado e do capitalismo. “Para estudar gênero é preciso compreender a escolha que a humanidade fez de se conduzir por estas duas pontas”, explica. Para isso fez um mergulho nas principais ondas do feminismo e alertou sobre a necessidade do conflito.

“Conflito indica libertação, na vida de fé, o que foi a experiência de Jesus? Ele assumiu posicionamentos”, completa a facilitadora do encontro.

A partir destas colocações, ela indica que a ressurreição é a certeza de que o caminho da luta é a escolha certa. Assim é necessário abrir as janelas das Igrejas e globalizar a esperança. Ela ressalta também que quando se fala em relações patriarcais é preciso considerar três dimensões: Classe, Gênero e Raça.

Saberes compartilhados

Assim, Sirlei também partilha que o Cebi é o espaço onde “podemos ser o que somos” e trabalhar coletivamente a construção de saberes. Por isso a necessidade de buscar na Bíblia questões que diminuem a existência da mulher, e trabalhar contextualmente com trechos que ressaltem a importância e poder que ela tem. Outro exercício que fez foi trazer falas importantes do Papa Francisco, que promovem a igualdade.

Diante de toda exposição de violência e exclusão nas relações de gênero, Sirlei pauta o grupo com o seguinte questionamento: “Numa sociedade excludente como a nossa, alguém optaria por ser homossexual?”, se referindo às opressões (físicas, emocionais, psicológicas, coercitivas) de gênero, que recaem sobre as mulheres, as mulheres homossexuais, e aos LGBTs como um todo.

Diante de todas as colocações do encontro, ficou muito forte para o grupo que o conhecimento compromete, e o questionamento importante é: como o Cebi atua nos mais diversos espaços de exclusão social? “Não tem jeito de mudar sem conflito, é inerente à vida e as relações, o Cebi dentro deste universo é um processo com raízes no passado e avança para um pensamento crítico”, observa Sirlei.

Entre as músicas que remetem as mazelas da humanidade, mas que também animam a caminhada, o encontro se encerra e deixa clara a necessidade da discussão das relações de Gênero, e o Cebi Santa Catarina se compromete em retomar a temática num próximo encontro.

Fonte: Texto de Lizandra Carpes, CEBI-SC.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×