RELATÓRIOS ANUAIS DE ATIVIDADES
RELATÓRIO ANUAL 2009
Em 2009, o CEBI concluiu as atividades de mais um triênio. O ano marcou não só a conclusão de um ciclo, como também a celebração dos 30 anos de existência do CEBI. Foram muitas as celebrações, nos diversos cantos do país, em gratidão a Deus por três décadas de serviço à Palavra, de esforço coletivo na construção de uma nova sociedade, em meio a sucessos e fracassos, a erros e acertos. Mais do que o fato de vermos muitos frutos sendo colhidos, a segurança de estarmos no certo vem da alegria de ver tanta gente seguir semeando, “vestindo a camisa do povo”.
RELATÓRIO ANUAL 2010
Depois de celebrar seus 30 anos de existência, o CEBI dedicou-se, em 2010, primeiro ano de execução do Plano Trienal 2010-2012, a uma boa avaliação interna, em busca da atualização de suas estruturas organizativas. Esse processo se concluirá em 2011, quando acontece nova assembleia nacional. Aos poucos, define-se uma estrutura organizacional mais atual e mais ágil que, disponível à ação do espírito, ajudará o trabalho bíblico popular a desenvolver-se com maior leveza.
RELATÓRIO ANUAL 2011
As pequenas comunidades são o lugar privilegiado de realização das atividades do CEBI. Este princípio orientou a constituição de uma nova estrutura organizacional, mais voltada às necessidades formativas locais de cada estado. Pela avaliação das pessoas participantes, chegou-se a uma estrutura mais leve, mais ágil e mais democrática.
A 19ª Assembleia Nacional foi um amplo processo de consulta a todas as coordenações estaduais e regionais. As assembleias estaduais e regionais (polos) puderam se apropriar mais da caminhada nacional e, consequentemente, apresentar suas propostas de adequação. Tem início, agora, uma nova fase em que, entre os desafios, está o fortalecimento das atividades de formação em cada estado. A sustentabilidade política e financeira também são um desafio permanente.
Manter um CEBI cada vez mais ecumênico e mais comprometido com as causas populares são metas a serem constantemente buscadas.
RELATÓRIO ANUAL 2012
2012 foi um ano de adaptação ao novo formato da instituição, cujo acento principal foi o redirecionamento das atividades para as realidades locais. Com um Conselho Nacional menor (e por isso mais ágil nos encaminhamentos) e com as atividades nacionais redistribuídas entre quatro secretarias, o CEBI coloca-se ainda mais a serviço das comunidades e movimentos sociais.
RELATÓRIO ANUAL 2013
Num ano de muitas lutas, o CEBI juntou-se a muitos outros movimentos e organismos, convivendo conjuntamente os mais diversos desafios. E, enquanto se engajou em lutas populares, procurou dar sua contribuição específica a pessoas, grupos e comunidades: fazer da Leitura Popular da Bíblia um meio de fortalecimento da mística de transformação.
RELATÓRIO ANUAL 2014
Marcado pelo avanço das forças conservadoras na religião e na sociedade, o ano de 2014 mostrou o rosto de um Brasil que convive, muito mais do que se imaginava, com o preconceito, com o racismo e com o conflito de classes.
Desenha-se, no curto prazo, um cenário no qual será necessário muito esforço para que não se percam as conquistas sociais das últimas décadas, especialmente no que se refere aos direitos das minorias.
Muito mais do que razão para a perda de esperanças, isso é motivo de reflexão e de reabastecimento da espiritualidade.
Impulsionado pela força libertadora da Palavra, é a este esforço que o CEBI se une em 2015.
RELATÓRIO ANUAL 2015
Este relatório tem a finalidade de apresentar os resultados planejados para os eixos acima e alcançados em 2015. Ao mesmo tempo, encerra o período que compreende o triênio 2013-2015. Sua formatação seguiu a Matriz de Quadro Lógico elaborada para o triênio mencionado.
Diferentemente de relatórios dos anos anteriores, neste fez-se o esforço de se apresentar mais do que simplesmente atividades desenvolvidas, mas os seus resultados. Depois de breve análise do contexto brasileiro, destacamos as principais lições aprendidas e os desafios que permanecem. Na sequência, de acordo com os objetivos estratégicos, são apresentados os principais resultados e alcances efetivamente conquistados. O trabalho desenvolvido pelo CEBI, por meio da Leitura Popular da Bíblia, foi muito além do que está descrito neste documento. Seu formato, no entanto, é resultado da capacitação em PMA recebida ao longo dos últimos três anos e nos ajuda a enxergar de maneira mais sintética, os passos dados e os resultados alcançados.
RELATÓRIO ANUAL 2016
O CEBI tem reafirmado que segue movido pela esperança, mesmo num momento de escuridão, seja no cenário nacional, seja em âmbito internacional. Tal esperança, no entanto, é utópica, mas não ingênua. Sabemos o quão difícil tem sido manter o ânimo. Não são poucos os grupos que têm se desestimulado, inclusive porque, em tempos de crise, muitas pessoas precisam buscar a própria sobrevivência.
Nosso trabalho segue na linha de estimular a solidariedade, em busca do sonho comum. Não seremos vencidos/as pelo individualismo ou pela imposição das forças do capital! É o que reafirmamos ao apresentar o relatório das atividades de 2016.