Reflexão do Evangelho

Vida estéril

Vida estéril

Leia a reflexão sobre Lucas 13,1-9, texto de José Antonio Pagola

O risco mais grave que nos ameaça a todos é acabar levando uma vida estéril. Sem nos darmos conta, vamos reduzindo a vida ao que nos parece importante: ganhar dinheiro, não ter problemas, comprar coisas, saber divertir-nos. Passados uns anos podemos encontrar-nos a viver sem mais horizonte nem projeto.

É o mais fácil. Pouco a pouco vamos a substituir os valores que poderiam alentar a vida por pequenos interesses que nos ajudam a ir andando. Não é muito, mas basta-nos com sobreviver sem mais aspirações. O importante é sentir-nos bem.

Estamos a instalar-nos numa cultura que os especialistas chamam cultura sem transcendência. Confundimos o valioso com o útil, o bom com o que nos apetece, a felicidade com o bem-estar. Já sabemos que isso não é tudo, mas tentamos convencer-nos de que nos basta.

No entanto, não é fácil viver assim, repetindo-nos uma e outra vez, alimentando-nos sempre do mesmo, sem criatividade nem compromisso algum, com essa sensação estranha de estagnação, incapazes de tomar conta da nossa vida de forma mais responsável.

A razão última dessa insatisfação é profunda. Viver de forma estéril significa não entrar no processo criador de Deus, permanecer como espectadores passivos, não entender o que é o mistério da vida, negando em nós o que nos faz mais semelhantes ao Criador: o amor criativo e a entrega generosa.

Jesus compara a vida estéril de uma pessoa a uma figueira que não dá frutos. Por que vai ocupar um pedaço de terra em vão? A pergunta de Jesus é inquietante que sentido tem viver ocupando um lugar no conjunto da criação se a nossa vida não contribui para construir um mundo melhor? Contentamo-nos em passar por esta vida sem torná-la um pouco mais humana?

Criar um filho, construir uma família, cuidar dos pais idosos, cultivar a amizade ou acompanhar de perto uma pessoa necessitada não significa desperdiçar a vida, mas sim vivê-la a partir da sua verdade mais plena.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×