Reflexão do Evangelho

Um Perfil da Mãe de Jesus

A visita de Maria a Isabel permite a Lucas pôr em contato João Batista e Jesus, antes mesmo de eles terem nascido. A cena está carregada de uma atmosfera muito especial. As duas mulheres vão ser mães. As duas foram chamadas a colaborar no plano de Deus. Não há notícia da presença de homens. Zacarias ficou mudo. José está surpreendentemente ausente. As duas mulheres ocupam toda a cena.

Maria, que chegou rapidamente de Nazaré, converte-se na figura central. Tudo gira em torno dela e do Filho que ela carrega no ventre. A sua imagem brilha com uns traços mais genuínos do que muitos outros que lhe foram adicionados ao longo dos séculos, a partir de devoções e títulos tardios, afastados dos Evangelhos.

Maria, a mãe do Senhor

Assim o proclama Isabel, aos gritos e cheia do Espírito Santo. É certo: para os seguidores de Jesus, Maria é, acima de tudo, a Mãe de nosso Senhor. Daí parte toda a sua grandeza. Os primeiros cristãos nunca separam Maria de Jesus. São inseparáveis. «Abençoada por Deus entre todas as mulheres», ela nos oferece a Jesus, «fruto bendito do seu ventre».

Maria, a crente

Isabel declara que Maria é feliz porque acreditou. Maria é grande não simplesmente pela sua maternidade biológica, mas por ter acolhido com fé a chamada de Deus para ser Mãe do Salvador. Ela soube escutar a Deus; guardou a sua Palavra dentro do seu coração; meditou-a; pô-la em prática, cumprindo fielmente a sua vocação. Maria é Mãe dos crentes.

Maria, a evangelizadora

Maria oferece a todos a salvação de Deus, que acolheu no seu próprio Filho. Essa é a sua grande missão e o seu serviço. Segundo o relato, Maria evangeliza não só com os seus gestos e palavras, mas porque onde vai leva consigo a pessoa de Jesus e o seu Espírito. Isto é o essencial do ato evangelizador, tanto ontem como hoje.

Maria, a portadora da alegria

A saudação de Maria comunica a alegria que brota do seu Filho Jesus. Ela foi a primeira a escutar o convite de Deus: «Alegra-te… o Senhor está contigo». Agora, a partir de uma atitude de serviço e de ajuda a quem necessita, Maria irradia a Boa Notícia de Jesus, o Cristo, a quem ela sempre leva consigo. Ela é para a Igreja o melhor modelo de evangelização com alegria.

José Antônio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×