Reflexão do Evangelho

Um Cristianismo de Seguimento

Em tempos de crise é grande a tentação de procurar segurança, voltar a posições fáceis e bater novamente às portas de uma religião que nos «proteja» de tantos problemas e conflitos.

Temos de rever o nosso cristianismo para ver se na Igreja atual vivemos motivados pela paixão de seguir Jesus ou andamos à procura de segurança religiosa. Segundo o conhecido teólogo alemão João Batista Metz, este é o desafio mais sério que os cristãos enfrentam na Europa: decidir entre uma religião burguesa ou um cristianismo de seguimento.

Seguir Jesus não significa fugir para um passado já morto, mas tentar viver hoje com o espírito que o animou. Como alguém disse com perspicácia, trata-se de viver hoje «com o ar de Jesus» e não «ao vento que mais sopra».

Este seguimento não consiste em procurar novidades nem em promover grupos de seletos, mas em fazer de Jesus o eixo único das nossas comunidades, colocando-nos decisivamente ao serviço do que ele chamava reino de Deus.

Por isso, seguir Jesus implica quase sempre caminhar contra a corrente, numa atitude de rebeldia contra costumes, modas ou correntes de opinião que não concordam com o espírito do Evangelho.

E isto exige não só não nos deixarmos domesticar por uma sociedade superficial e consumista, mas também, às vezes, contradizer os nossos próprios amigos e familiares quando nos convidam a seguir caminhos contrários ao Evangelho.

Portanto, seguir Jesus exige estar disposto à conflitualidade e à cruz. Estar dispostos a partilhar a sua sorte. Aceitar o risco de uma vida crucificada como a sua, sabendo que nos espera ressurreição. Não seremos capazes de ouvir hoje a chamada sempre viva de Jesus a segui-lo?

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×