Reflexão do Evangelho

SOU O FILHO DE SEU ZÉ E DE DONA MARIA…

Por: Cláudio Márcio Rebouças da Silva[1]

 O debate sobre território de identidade é bastante comum no que tange aos aspectos culturais, históricos, geográficos, simbólicos e de pertencimento. Em pequeninas cidades do interior da Bahia, Muritiba, por exemplo, é comum fazer referência a alguém dizendo de quem ele(a) é filho(a) e ou uma referência a profissão dos pais: filho de fulano da padaria, filha de fulana que é enfermeira no hospital, filha daquele taxista, filho daquela costureira…Sabe-se que essa dinâmica não funciona em grandes centros urbanos onde há uma multidão de anônimos(as).

Neste sentido, ao nos depararmos com o pertencimento territorial, duas dimensões são colocadas diante de nós, a saber: o estigma e o empoderamento.  A primeira com o intuito de desprezar, marginalizar, marcar, excluir, silenciar e controlar. Já a segunda dimensão é de recriação, subversão, liberdade, grito da existência e potência de vida, isto é, o manancial que brota no deserto. É borboleta em cores, beleza e voo, mas, sabe que já foi lagarta rastejante no chão.

Ora, o Evangelho de Lucas 4.21-30 traz a nossa memória um pouco deste processo supracitado. Nele encontramos Jesus de Nazaré ungido pelo Espírito para uma missão de serviço, cuidado e libertação. Encontramos pessoas admiradas com a maneira que ele comunicava, ou seja, com autoridade. Sara enfermos, anuncia o ano do perdão das dívidas, consola enlutados, aponta liberdade aos cativos, uma nova visão aos cegos. A multidão ficava encantada.

Entretanto, o estigma é acionado: não é este o filho de José carpinteiro? Quantas vezes escutamos algo semelhante em nosso cotidiano? Alguém que não pergunta para tirar uma eventual dúvida, mas, para nos humilhar. É como se o pano de fundo fosse: ele está achando que é quem mesmo? De onde vem e filho de quem é para se sentir “estrela”? Sabe aquele padrão da carteirada existente na cultura brasileira ao dizer: você sabe com quem está falando? Amigo(a) leitor(a), permita-me o anacronismo. Ao ler esse texto do Evangelho essa realidade salta diante de meus olhos com muita nitidez.

Sabe-se que os profetas não são valorizados em sua terra, uma vez que, eles causam muito incômodo para os promotores da injustiça. O profeta é aquele que coloca uma lente nova nos óculos e convida para perceber outra realidade. O profeta é aquele que lembra que é preciso que fé e prática sejam faces da mesma moeda. Com efeito, quando Jesus faz referência e problematiza a experiência da escritura com viúvas e leprosos com suas necessidades e, nem todos(as) foram atendidos e ou sarados, o pessoal não gosta da conversa. Jesus lembra a dureza e a complexidade da existência.

Honestamente, ao pensar na narrativa “o profeta não tem valor em sua terra”, imagino Jesus dizendo: parem com esse complexo de vira-lata. Parem de acreditar que alguns de fora são melhores e superiores. Não me tragam estigmas querendo travar meus pés, pois, vou ressignificar. Vos digo hoje que a salvação brota da periferia. Vos digo hoje que prestem atenção na experiência afro-indígena do cuidado com a natureza. Vos digo hoje que em muitos espaços eclesiásticos que vocês dizem que fizeram para mim e que é minha casa, será mesmo? Eu não estou conseguindo entrar. Vocês falam de minha roupa, do meu corpo, de minha cor, de minha sexualidade, do meu CEP.

Irmãos e irmãs, suspeito que o Evangelho de hoje nos convida a uma reflexão profunda no que tange a nossa compreensão de como nos relacionamos com Jesus de Nazaré e se estamos prontos a acolher e praticar seus ensinamentos. É hora de nos perguntarmos: vamos também fugir, se escandalizar, ficar chateado com as palavras de Jesus para nós? Só aceitamos a vida com plenitude que ele nos oferece, todavia, o compromisso de salgar e iluminar esse mundo caótico nos esquivamos? Queremos suas bênçãos, mas, queremos ser uma bênção?  Hoje é dia de orarmos com o nosso irmão São Francisco:

Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

 

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e

é morrendo, que se vive para a vida eterna!

 

De fato, oramos e agimos. Somos teimosos em fé e compromisso.  O Espírito Santo nos unge também para a espiritualidade do serviço, da libertação e pela garantia dos Direitos Humanos. Lembremos do saudoso João Dias de Araújo: “a injustiça é contra Deus e a vil miséria insulta os céus”. A salvação periférica nos aponta dimensões de coletividade, de solidariedade, de reinvenções de projetos de vida. Seguir a Jesus não é assumir um projeto de poder, mas, de amor e cuidado com o outro em sua diversidade.

Jesus, o filho de Deus também foi filho de Zé e de Maria. A periferia tem muitas mães e pais que cuidam, educam e resistem cotidianamente. Talvez, nossas igrejas tenham se perdido um pouco aqui ou ali no processo e precisem urgentemente de um reencantamento que brota das periferias urbanas e rurais do nosso território nacional chamado Brasil.

[1] Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil em Muritiba (cidade serrana do território do Recôncavo da Bahia).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×