Reflexão do Evangelho

Reflexão do Evangelho: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo, escutai-o

Leia a reflexão sobre Mateus 17,1-9, texto de Ildo Bohn Gass.

Boa leitura!

Neste domingo, a liturgia nos propõe a reflexão sobre o evangelho da transfiguração de Jesus. A narrativa apresenta Jesus transfigurado, sugerindo a experiência das comunidades, ali representadas por Pedro, Tiago e João, com Jesus ressuscitado.

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça

Segundo os evangelistas, a cena da transfiguração está em meio aos anúncios da paixão. A intenção é mostrar como a cruz faz parte da vida de quem assume o projeto do Pai e lhe é fiel até as últimas consequências. A fidelidade a Deus e ao resgate da vida dos pobres contraria interesses religiosos, econômicos e políticos. Nesse sentido, a perseguição pelos poderes que governam este mundo é inevitável na vida de quem assume a causa do Reino e de sua justiça, que é a causa das pessoas empobrecidas. Não é por acaso que a comunidade de Mateus incluiu a seguinte bem-aventurança para quem é perseguido e julgado com base em convicções pessoais: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois quando vos injuriarem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós (…), pois foi assim que perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,10-12). E Jesus sobe ao monte, simbolicamente um lugar privilegiado para encontrar-se com Deus, a fim de fortalecer-se e se manter fiel ao projeto do Pai.

A vitória de Jesus sobre a morte na cruz 

Este relato é uma leitura pós-pascal e pretende narrar antecipadamente a vitória de Jesus sobre a morte na cruz, apresentando-o como o messias glorioso. É o que indicam o “seu rosto brilhante como o sol e suas roupas brancas como a luz” (Mateus 17,2). A ressurreição, a vitória sobre todos os poderes, é a vida em toda a sua plenitude que vence a morte. Nesse sentido, o martírio é uma possibilidade para as pessoas que se engajam de corpo e alma no testemunho das relações do Reino, promovendo a cidadania para quem é excluído pelo capital.

O fato se dá “seis dias” depois do acontecimento da narrativa anterior (Mateus 17,1). Essa referência aos seis dias quer mostrar que, tal como a criação em seis dias e o descanso de Deus no sétimo (Gênesis 1,1-2,4a), Jesus é a nova criatura, a vida nova. Ele vem trazer essa vida recriada para todas as pessoas que acolhem e aderem ao seu projeto. É por isso que Paulo escreve: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas. Eis que se faz uma realidade nova” (2 Coríntios 5,17).

“Moisés e Elias falavam com ele” (Mateus 17,3). Elias é o representante da profecia. Moisés faz lembrar não somente o êxodo, mas também todo Pentateuco, toda lei, que a tradição judaica atribuía a ele. Por um lado, a lei e os profetas, isto é, as Escrituras todas, se cumprem em Jesus. Ou seja, o Nazareno dá continuidade à primeira aliança, levando-a à plenitude. Por outro lado, a comunidade de Mateus apresenta Jesus como um profeta que, tal como os profetas Elias (1 Reis 17,1) e Moisés (Deuteronômio 18,15), veio anunciar um novo êxodo de liberdade para seu povo. Elias, a antiga profecia, e Moisés, a antiga lei, desaparecem, pois agora são dispensáveis. É Jesus que torna histórica a antiga esperança profética e reduz toda lei ao mandamento do amor. Nesse sentido, ele está em continuidade com as tradições do seu povo, plenificando-as.

O fato de Jesus subir, acompanhado por Pedro, Tiago e João, “no alto de uma montanha” (Mateus 17,1), confirma esta perspectiva, pois é uma referência ao monte Sinai, no qual Deus deu a conhecer ao povo o seu projeto de vida e de liberdade, registrado no decálogo (Êxodo 19-20). A tradição identificou a montanha da transfiguração com o monte Tabor. E Jesus é apresentado ao mundo como o novo Moisés que vem para resgatar a essência da lei, isto é, o amor que liberta e promove a vida de todos igualmente.

Ao propor ficar na montanha e construir “três tendas” (Mateus 17,4), Pedro revela sua cegueira e dureza de coração. Fazia pouco tempo que Jesus já tinha chamado a atenção para sua cegueira, acusando-o de cumprir a função de Satanás como pedra de tropeço no projeto de Deus (Mateus 16,22-23). No entanto, Pedro ainda não compreendera que a construção da justiça do Reino não permite privilégios, nem acomodação. Ser discípulo não é somente participar da glória de Jesus, mas é também carregar a sua cruz nas cruzes de tantos crucificados, gerando e defendendo a vida.

A “nuvem” (Mateus 17,5) é um dos símbolos privilegiados na Bíblia para falar da presença de Deus (Êxodo 13,21; 16,10; 34,5; 40,34-38; Números 12,5). E, tal como em Lucas o anjo dissera a Maria “o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lucas 1,35), agora desceu uma nuvem sobre a montanha, “cobrindo-os com a sua sombra”. É o Pai confirmando a missão do Filho. Da nuvem saiu uma voz que disse: “Este é meu filho amado, em quem me comprazo, escutai-o”, da mesma forma como já havia anunciado por ocasião do batismo (Mateus 3,17; cf. Isaías 42,1). Jesus é o Emanuel, presença libertadora e amorosa de Deus entre nós (Mateus 1,23).

Descer para junto do povo sofrido 

Não é possível acomodar-se no alto da montanha, refugiando-se em uma espiritualidade desligada da vida de tantas pessoas crucificadas. Ouvir a sua voz desinstala e leva a descer para junto das pessoas crucificadas, o povo sofrido, e tornar as relações do Reino de Deus presentes em suas lutas por vida em abundância, sem ufanismo ou triunfalismo (Mateus 17,9). Porém, ciente de que o seguimento humilde da prática libertadora e misericordiosa de Jesus significa estar disposto a também sofrer as consequências da cruz.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×