Reflexão do Evangelho

PREGADO NA CRUZ, JESUS REPRESENTA TODAS AS VÍTIMAS!

Até as pessoas mais indiferentes intuem que algo inexplicável acontece nesse dia. Uma multidão se reúne nos templos: gente experimentada na dor, gente que percebe que neste dia se revela o que há de mais profundo no ser humano e que há de mais belo no coração de Deus. O mistério da iniquidade humana atinge sua força e sua expressão mais terrível. A humanização de Deus atinge seu ponto mais luminoso. A entrega do ser humano a Deus se expressa em seu grau máximo. A fidelidade de Deus à sua aliança atesta que sua misericórdia passa de geração em geração.

Jesus não tem aparência nem beleza que possa atrair os olhares. Ele é como uma raiz em terra seca, como uma pessoa frente à qual viramos o rosto. “Não parecia gente, tinha perdido a aparência humana”. Mas muitos cremos que sua vida é semente, tem futuro. O Servo fiel não perde sua vida, pois a dá livremente e, por isso, recupera sua existência. Ele carrega nas costas a exclusão e o desprezo de muitos, e, por isso, a luz brilha em seu rosto e em todo seu corpo de servo. Ele confia seu destino nas mãos daquele que é tem segredo da vida, e assim vive naqueles que lutam.

Conhecemos bem as tramas e traições, as manhas e as manipulações que levaram à prisão e condenação de Jesus. São decisões e atitudes que revelam o mistério da iniquidade e sua força nas pessoas e nas estruturas sociais. É um mal muito nada abstrato que se expressa nos costumes, nas leis, nos medos, em todas as formas de ambição. Um mal que assume feições de cinismo, como quando as autoridades religiosas, tendo decidido matar Jesus, não entram no palácio do governador para não se tornarem impuras.

Jesus não parece disposto a se defender. Ele tem consciência de que nasceu livre e veio ao mundo para tornar palpável e digna de crédito a fiel compaixão de Deus pelas pessoas negadas em sua dignidade. Pilatos manda torturá-lo e, depois, o apresenta ao povo. Bem ou mal, Pilatos nos convida a fixar o olhar neste personagem plenamente humano. Nele descobrimos que a pessoa humana atinge sua plenitude quando não recua no propósito de dar a vida e de servir, quando não abre mão da solidariedade com as pessoas desacreditadas e agredidas, custe o que custar.

O ser humano maduro e liberto não é o ‘amigo de César’, aquele que age sem autonomia, nem a autoridade religiosa, que ordena por medo, mas Aquele que transcende os interesses individuais e institucionais e se mantém a serviço de Deus e do seu projeto. Por isso, do alto da cruz, Jesus diz que, no seu corpo feito dom, a criação chega ao seu ápice: “Tudo está consumado.” Nele Deus chega ao máximo de si mesmo e se supera no esvaziamento. Nele o ser humano vence todos os limites e se faz dom e semente fecunda nas mãos de Deus.

Nesta sexta-feira da paixão, o que esperamos e procuramos em um Deus crucificado? Aqui só é licito buscar forças para caminhar na fé e perseverar no seguimento de Jesus, o filho do Homem. Do alto da cruz ele se dirige a Maria e lhe confia João: “Mulher, eis aí teu filho!” E, dirigindo-se ao discípulo, diz: “Eis aí tua mãe!” Assim, aos pés da cruz, nasce uma nova família, não mais limitada pelos laços de sangue ou por interesses rasteiros e limitados, mas cuidadora da vida e compassiva com todos os humanos seres que querem viver e promover a vida.

É por isso que nesta santa sexta-feira nossa oração se abre em uma universalidade: rezamos pela Igreja, pelo papa e todos os ministros, mas também pela união das diferentes Igrejas cristãs, pelos judeus e pelos não-cristãos, pelos que não acreditam em nada, pelas autoridades e pela humanidade sofredora. Diante do crucificado, filho da humanidade e filho de Deus, aprendemos que os muros e fronteiras religiosas, políticas, econômicas e culturais não fazem o menor sentido

Diante de ti, Jesus de Nazaré, prostramo-nos agradecidos e comprometidos. Nossas chagas doem na tua carne e nossas culpas pesam sobre teus ombros, mas o dom do teu amor nos regenera. Tua mãe e teu amigo nos acolhem numa comunidade-semente de um mundo novo, e a água que brota do teu lado aberto lava-nos de todos os medos. Beijamos tuas chagas, pedindo que teu Espírito não permita que este beijo seja de traição. E assim seremos capazes de beijar, abraçar e acompanhar a imensa caravana dos sofredores que só podem esperar em ti. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×