Reflexão do Evangelho

Precisamos Rezar!

Talvez a tragédia mais grave do homem de hoje seja a sua crescente incapacidade para a oração. Estamos esquecendo o que é rezar. As novas gerações abandonam as práticas de piedade e as fórmulas de oração que alimentaram a fé dos seus pais. Reduzimos o tempo dedicado à oração e à reflexão interior. Às vezes excluímo-la praticamente da nossa vida.

Mas isto não é o mais grave. Parece que as pessoas estão perdendo a capacidade de silêncio interior. Já não são capazes de se encontrar com o fundo do seu ser. Distraídas por mil sensações, entorpecidas interiormente, acorrentados a um ritmo de vida sufocante, estão abandonando a atitude orante perante Deus.

Por outro lado, numa sociedade em que se aceita como critério primeiro e quase único a eficácia, o rendimento ou a utilidade imediata, a oração fica desvalorizada como algo inútil. Afirma-se apressadamente que o importante é a vida, como se a oração pertencesse ao mundo da morte…

No entanto, precisamos orar. Não é possível viver com vigor, viver a fé cristã como vocação humana subalimentados interiormente. Mais tarde ou mais cedo, a pessoa experimenta a insatisfação que produz no coração humano o vazio interior, a trivialidade do quotidiano, o tédio da vida ou a falta de comunicação com o Mistério.

Necessitamos rezar para encontrar o silêncio, a serenidade e o descanso que nos permitam manter o ritmo do nosso trabalho diário. Necessitamos rezar para viver numa atitude lúcida e vigilante no meio de uma sociedade superficial e desumanizadora.

Necessitamos rezar para enfrentarmos a nossa própria verdade e sermos capazes de uma autocrítica pessoal sincera. Necessitamos rezar para libertar-nos pouco a pouco do que nos impede de ser mais humanos. Necessitamos rezar para viver diante Deus numa atitude mais festiva, agradecida e criadora.

Felizes os homens e mulheres que também nos nossos dias são capazes de sentir nas profundezas do seu ser a verdade das palavras de Jesus: «Quem pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate lhe será aberta a porta».

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×