Reflexão do Evangelho

Permanecei no meu amor

Leia a reflexão sobre João 15,9-17, texto de Francisco Orofino.

Boa leitura!

Desde o começo do evangelho de João nos é dada uma chave de leitura muito importante para entendermos o texto. É quando a Mãe de Jesus diz aos servidores: Façam tudo o que ele vos disser! (João 2,5). Assim, ao longo do Evangelho segundo João, Jesus vai fazendo longos discursos em que vai repassando aos seguidores e seguidoras as suas propostas e seus mandamentos. Neste capítulo 15, temos mais um destes discursos. Este inicia com a parábola da videira (João 15,1-6). A parábola de abertura ressalta a estreita ligação entre os ramos e o tronco. Quem estiver unido ao tronco, produzirá frutos. Quem não estiver unido ao tronco, será cortando e jogado fora. O que significa então estar unido ao tronco? E que frutos são estes? Segue então o discurso catequético de Jesus aos discípulos.

A ligação entre a pessoa e Jesus se faz através da acolhida e da prática da sua Palavra (João 15,7). Esta prática cristã a partir da Palavra de Jesus são os frutos que demonstram o discipulado e o seguimento. Permanecer no amor de Jesus, acolhendo e obedecendo às suas palavras, é estar no mesmo caminho de Jesus em sua relação com o Pai: assim como eu venho cumprindo os mandamentos de meu Pai e me mantenho no seu amor. Esta adesão dos discípulos às palavras de Jesus não é forçada, como a antiga Lei era imposta pelo sistema farisaico, mas na total liberdade. Esta liberdade em acolher as palavras de Jesus e colocá-las em prática é demonstração da verdadeira amizade.

Jesus se revela o verdadeiro amigo. Ninguém tem maior amor do que aquele que entrega sua vida por seus amigos. Amar é entregar-se. Esta entrega aos outros vai gerar a verdadeira alegria. A vida em comunidade torna visível este sinal de amizade. Permanecer no amor é perseverar na proposta comunitária. O amor se concretiza em atos e gestos. Amor é serviço. Assim como a abertura e o acolhimento das Palavras do Pai geram a estreita união entre Pai e Filho, da mesma forma a comunidade cristã aberta e acolhedora das palavras de Jesus deve unir-se em comunhão de amizade e de serviço. Por isto mesmo, este discurso é colocado pelo evangelista depois do episódio do lava-pés e da Ceia comunitária (João 13,1-30). Lá, Jesus tinha se apresentado como Mestre e Senhor (João 13,13) lavando os pés de seus amigos e suas amigas. Não existe amizade se na comunidade não houver humildade e serviço mútuo.

Terminando estas palavras sobre amor, serviço e amizade, Jesus repete novamente seu mandamento: Que vos ameis uns aos outros (João 15,17). Este mandamento torna-se a condição para que alguém permaneça unido ao tronco e produza frutos. O amor do Pai se manifestará nos frutos que a comunidade (os ramos) apresentar em fidelidade aos mandamentos de Jesus. Jesus ensina que a única maneira de permanecermos unidos e unidas a Deus está em acolhermos seu mandamento de amor. Surge assim o verdadeiro rosto da comunidade cristã: amigos e amigas, gente unida em Cristo, amando e servindo ao ponto de entregar sua vida por amor. Vivendo assim a comunidade se tornará um sinal de presença de Deus no meio do mundo. Este laço de amizade deve encorajar os discípulos e discípulas de Jesus a enfrentar as incompreensões de um mundo que rejeita esta proposta de amor com violência.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×