Reflexão do Evangelho

Pentecostes é Radicalidade – (João 15,26-27; 16,4b-15)

No dia de Pentecostes o povo celebrava a Terra. O ciclo da vida que se dava através do manejo cuidadoso, e culminava na colheita frutífera de tudo que a terra dava! E a colheita deveria respeitar os limites do campo e ser dividida com quem tivesse necessidade (Lv 23:22). Era a festa da gratidão a Deus por quem nos alimenta, nos supre e nos lembra que o que há de mais sagrado é gerar vida!

O povo ainda celebrava a entrega dos dez mandamentos a Moisés no Monte Sinai, Cinquenta dias depois da libertação, o Êxodo.

No monte Deus entrega a Moisés leis que preservariam a vida do povo. No Pentecostes, cinquenta dias depois da páscoa, o Espírito desce sobre os que estavam reunidos, e a partir daí não é mais a lei ou um sacerdote quem guia o povo, mas a própria Ruah Divina, o Espírito da vida de Deus!

Jesus foi a terra sagrada que deu início ao ciclo, e o nosso sonho é uma colheita frutífera de vida! Quando Ele ressuscitou, prometeu que deixaria o Consolador, alguém que convenceria os maus dos seus pecados e da justiça de Deus, e se derramaria sobre o seu povo, renovando-lhes os sonhos, as forças e a coragem.

O povo reunido recebeu o Espírito que veio como línguas de fogo! Fogo queima, esquenta e purifica. Fogo produz combustível. Fogo que ilumina. Todos se entendiam mesmo na diversidade de línguas.

Quando o povo se organiza a Ruah desce! E desce com diversidade de línguas, pensamentos, movimentos. É no meio da diversidade do povo que a libertação acontece. É na organização do povo que Deus convence os maus dos seus pecados contra a vida, dos seus acúmulos de riquezas e empobrecimento do povo. A justiça nasce quando o povo grita com línguas de fogo contra o deus capital, assassino, escravocrata e explorador!

É no meio do fogo que o povo se entende e se levanta forte e com coragem para sonhar! Sonhar é disruptivo, sonhar junto com nosso povo é subversivo!

Pentecostes é todo o povo junto, profetizando e gerando vida sagrada, que alimenta, que nutre e que sustenta o nosso corpo. Tem a ver com partilhar o que se produz, nunca concentrar. Tem a ver com cuidado, não domínio. Tem a ver com revolucionar o sistema de morte que agride toda vida! É a radicalidade que arranca o mal desde seu fundamento e espalha a raiz da vida!

Que sejamos povo diverso, povo da profecia, povo do fogo, povo da justiça e povo da vida. E que no meio de nós a Ruah se manifeste nos fazendo sonhar e caminhar na radicalidade do Reino de Deus!

Thalita Rocha
CEBI-MG

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort