Reflexão do Evangelho

Os Feridos das Sarjetas

A parábola do «Bom Samaritano» saiu do fundo do coração de Jesus, pois ele caminhava pela Galileia muito atento aos mendigos e doentes que via nas margens dos caminhos. Queria ensinar todos a caminhar pela vida com compaixão, mas pensava sobretudo nos líderes religiosos.

Na sarjeta de um caminho perigoso, um homem assaltado e roubado foi abandonado meio morto. Felizmente, pelo caminho chega um sacerdote e em seguida um levita. Ambos pertencem ao mundo oficial do templo. São pessoas religiosas. Sem dúvida terão piedade dele.

Não é assim. Ao ver o ferido, os dois fecham os olhos e o coração. Para eles é como se aquele homem não existisse: «Fazem um desvio e passam longe», sem se deterem. Ocupados com sua piedade e com o culto a Deus, seguem o seu próprio caminho. A sua preocupação não são as pessoas que sofrem.

No horizonte, e de repente, aparece um terceiro viajante. Não é sacerdote nem levita. Não vem do templo nem pertence sequer ao povo eleito. É um samaritano desprezível. Pode-se esperar dele o pior.

No entanto, ao ver o homem ferido, suas entranhas se comovem. Não se afasta, nem passa ao longe. Aproxima-se dele e faz tudo o que pode: desinfeta, trata e faz curativo nas suas feridas. Em seguida, leva-o no seu cavalo até uma hospedaria. Ali cuida dele pessoalmente e procura que o continuem a atender.

É difícil imaginar uma interpelação mais provocadora de Jesus aos seus seguidores, e de forma direta aos líderes religiosos. Não basta que na Igreja haja instituições, organismos e pessoas que estejam junto dos que sofrem. É toda a Igreja que deve aparecer publicamente como a instituição mais sensível e comprometida com os que sofrem física e moralmente.

Se a Igreja não se comove nas entranhas com os feridos abandonados à beira dos caminhos, o que faça e o que diga será irrelevante. Só a compaixão pode fazer hoje a Igreja de Jesus mais humana e credível.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×