Reflexão do Evangelho

O Fogo Trazido por Jesus

Pelos caminhos da Galileia Jesus esforçava-se por espalhar o «fogo» que ardia no seu coração. Na tradição cristã têm ficado diversas marcas do seu desejo. Lucas diz assim: «Vim para incendiar o mundo: e gostaria que já estivesse ardendo!». Um evangelho apócrifo mais tardio recorda outro ditado que pode vir de Jesus: «Aquele que está perto de mim está perto do fogo. Aquele que está longe de mim está longe do reino».

Jesus deseja que o fogo que leva dentro dele pegue verdadeiramente, que ninguém o apague, que se estenda por toda a Terra e que o mundo inteiro se abrase. Quem se aproxima de Jesus com os olhos abertos e o coração desperto vai descobrindo que o «fogo» que arde no seu interior é a paixão por Deus e a compaixão por aqueles que sofrem. Isto é o que o move e o faz viver procurando o reino de Deus e a sua justiça até à morte.

A paixão por Deus e pelos pobres vem de Jesus, e só se acende nos seus seguidores ao contato com o seu Evangelho e o seu espírito renovador. Esta paixão vai mais além do convencional. Tem pouco a ver com a rotina da boa ordem e a frieza do comportamento normativo. Sem este fogo, a vida cristã acaba por se extinguir.

O grande pecado dos cristãos será sempre este: deixar que este fogo de Jesus se vá apagando. Para que serve uma Igreja de cristãos instalados comodamente na vida, sem paixão alguma por Deus e sem nenhuma compaixão por aqueles que sofrem? Para que se servem no mundo cristãos incapazes de atrair, dar luz ou oferecer calor?

As palavras de Jesus convidam-nos a deixar-nos acender pelo seu Espírito sem nos perdermos em questões secundárias ou marginais. Quem não se deixou queimar por Jesus ainda não conhece o poder transformador que ele quis introduzir na Terra. Pode praticar corretamente a religião cristã, mas ainda não descobriu o mais apaixonante do Evangelho.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×