Reflexão do Evangelho

O Evangelho Nos Ajuda a Viver com Lucidez e Liberdade

Ano C | Tempo Comum | Vigésimo-terceiro | 04.09.2022

Estamos em plena ‘Semana da Pátria’, e sobram apelos vazios ao amor patriota e afirmações cínicas de defesa da soberania nacional. A figura de um presidente tosco e violento que quer continuar governando disfarça um programa de lesa-pátria. E Jesus Cristo, Palavra viva de Deus, chama a nossa atenção para as consequências da palavra dada e para os custos da realização das nossas decisões. Temos mesmo disposição de ir a fundo no seguimento dos seus passos?

Nosso momento cultural não valoriza a prudência e o planejamento. A caderneta de poupança, com seu apelo a economizar, é coisa do passado. Hoje, reina absoluto o cartão de crédito, com seu permanente convite a gastar sem planejamento, a seguir apenas os insaciáveis desejos de consumo. O que se impõe como regra é curtir e saborear a fundo o momento presente, sem preocupação com princípios formulados no passado, nem com aquilo que acontecerá no futuro.

Nesse ambiente, o seguimento responsável e maduro de Jesus Cristo está ameaçado. Precisamos nos perguntar se nossa decisão tem fundamento. É claro que, para a maioria dos fiéis, o início da caminhada na fé cristã não está ligado a uma decisão pessoal, consciente e madura. Recebemos a fé cristã e católica misturada ao leite da mãe, ligada aos hábitos da nossa vizinhança, conjugada com a cultura transmitida pela escola. Seguimos esta estrada porque nos parecia a única, e o fizemos como ovelhas indiferenciadas de um rebanho.

Mas, graças a Deus, crescemos, e os tempos mudaram. O pluralismo das opções que batem à nossa porta ou se oferecem aos nossos olhos todos os dias nos interpelam à aventura noutras estradas, ou a dar razões para permanecer naquela que sempre trilhamos. E hoje sabemos que o Evangelho nos pede prudência e avaliação crítica diante de atitudes e projetos que se travestem de sabedoria e se apresentam falsamente como religiosos. Jesus, com seu projeto de vida para todos, pede uma ruptura radical com a busca de vantagens individuais ou restritas.

Estar com Jesus e seguir seus passos supõe a decisão por uma específica escala de valores: a honra pessoal, a aceitação pública, a segurança dos bens e os próprios vínculos familiares são secundários em relação à prioridade absoluta da solidariedade com as vítimas, à abertura ao outro. A Palavra de Deus, feita carne em Jesus, nos mostra por onde andar. Tomar a cruz e caminhar com Jesus significa estar disposto/a a enfrentar a rejeição dos grandes e poderosos, libertar-se da busca infantil de cargos e honras e contar com a possibilidade do fracasso.

Preferir Jesus Cristo ao pai, à mãe, à mulher ou marido e aos filhos e filhas, à carreira e ao sucesso individual ou grupal significa viver as relações familiares fora dos moldes patriarcais, no horizonte da geração de um mundo de irmãos (como testemunha Paulo em relação a Onésimo e Filemon). É o próprio Jesus quem adverte: “Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”. Está claro que o problema não é possuir alguns bens, cultivar vínculos de amizade ou consumir de modo maduro e consciente, mas deixar-se dominar totalmente pelos bens e pelo consumo, como se o sentido da vida dependesse disso.

O seguimento de Jesus comporta renúncias e rupturas. A renúncia aos bens é um meio para percorrer com mais autenticidade um caminho que conduz à vida abundante, tanto para si mesmo/a como para os outros. Renunciar a tudo significa limpar a casa, abrir espaço, reordenar as prioridades e orientar-se pela compaixão misericordiosa proposta por Jesus, colocar Deus e o Outro acima de tudo. Jesus é a Palavra de Deus que nos desinstala e chama à conversão. Sua proposta está longe de ser um anestésico barato.

Jesus de Nazaré, irmão maior nos caminhos para uma humanidade irmanada e reconciliada, ensina-nos a avaliar bem as possibilidades e exigências do teu Evangelho. Alimenta-nos e ilumina-nos com a tua Palavra, para que nossa consciência não se anestesie diante dos imensos desafios que a situação do Brasil nos apresenta. Ajuda-nos a compreender as exigências do seguimento dos teus passos e a renunciar a tudo o que possa nos afastar de ti. E que Paulo nos estimule a lançar as sementes da igualdade nas terras de um mundo ainda desigual. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

Livro da Sabedoria 9,13-18 | Salmo 89 (90) | Carta de Paulo  Filemon 4-17 |  Evangelho  de São  Lucas (14,25-33)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×