Reflexão do Evangelho

Na Trindade Santíssima, Tudo Está Conectado

Em Deus “vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28). Deus é o fundamento da vida em todas as suas expressões, o dinamismo de toda transformação, o horizonte de todo sentido. Nossa vida se desenrola no Filho, o Caminho; sob o Espírito Santo, o Guia; em direção ao Pai, Origem e Meta. Celebremos e meditemos o mistério de Deus revelado em Jesus Cristo, conscientes de que falar sobre o mistério de Deus é, ao mesmo tempo, falar sobre o mistério mais profundo do ser humano.

Jesus fala aos discípulos no clima de apreensão que envolve sua última ceia. Ele não fala sobre Deus de forma abstrata. Ele quer prevenir e encorajar seus discípulos/as a respeito das dificuldades que deverão enfrentar. Jesus sublinha que sua vida e seu ensino têm consequências que os discípulos ainda não são capazes de compreender. “Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora”. E acena para o dom do Espírito da Verdade, à luz do qual eles saberão entender e trilhar o caminho do amor e da compaixão.

Precisamos efetivamente viver, caminhar e inspirar-nos em Deus. Ele é um horizonte e um caminho de bondade, e não uma equação numérica. Ao elaborar o conceito teológico da ‘trindade’ ou ‘tri-unidade’, a tradição cristã não está propondo um enigma a ser decifrado, mas afirmando uma dimensão essencial a Deus e à sua criação: a comunhão. Sobre Deus, precisamos falar em termos de profundidade e de intimidade, e não de quantidade! Não precisamos quebrar a cabeça para conjugar as três pessoas com uma única natureza. Esta não é a questão fundamental!

O conceito ‘trindade’ pretende sublinhar que Deus é mistério de bondosa comunhão que acolhe, confirma e liberta. E isso é muito importante no contexto de uma cultura que reduz tudo a fragmentos isolados e a relações fluídas, e de uma visão de Igreja centrada na autoridade hierárquica e na obediência submissa. Sendo dinamismo vivo de comunhão e bondade mediante o reconhecimento do outro e o dom generoso de si, Deus é caminho e imagem de uma humanidade aberta, relacional e solidária. E chama a Igreja a ser uma comunhão de dons e ministérios.

O Espírito da Verdade, dom que emana da vida de Jesus, mestre de obras da criação e criança que encanta o Pai com suas brincadeiras, nos conduz à plena verdade: tudo é comunhão, tudo está conectado: as coisas animadas ou inanimadas; os minerais, vegetais e animais; os átomos e as células; os elementos químicos e os dinamismos físicos e espirituais. Nada existe em si e para si; tudo existe em outro e para os outros. Os vínculos e o desejo de comunhão fazem com que haja um universo, sem frente e verso, sem divisão. E tudo tende a uma coesão sempre mais forte.

Também a criatura humana é vivificada pelo dinamismo de comunhão: comunhão de células, de tecidos, de aparelhos (circulatório, respiratório, reprodutor, digestivo, etc.); comunhão de pensamento e sentimento, de corpo e psique. Tudo funciona em perfeita comunhão e sintonia! Mas há também a comunhão com as demais criaturas e com as demais pessoas, gerações, grupos e culturas. É esquizofrenia pensar e agir como se os outros fossem dispensáveis, concorrentes ou inimigos. A vida só é possível numa permanente relação de troca de dons com os outros!

Por fim, há comunhão sem barreiras entre as diferentes esferas da vida: a vida privada e a vida pública, a vida na história e a vida na glória, o passado, o presente e o futuro. O mesmo mistério de comunhão que nos une a Deus como criaturas durante nossa caminhada histórica será vivido plenamente na glória, anunciará e antecipará “as coisas futuras”. O Espírito faz com que o Pai esteja no Filho e o Filho atue em perfeita sintonia com o Pai, e também produzirá e manterá nossa comunhão com ambos e com tudo, enquanto vivermos e para vivermos.

Glória a ti, Deus Pai e Mãe, fonte de todas as formas de vida! O louvor que a ti devemos ressoa na boca dos pequeninos, pois os lábios dos prepotentes e orgulhosos frequentemente te insultam, na medida em que humilham e condenam os pobres. Glória a ti, Deus-conosco, libertador de todas as prisões, caminho de vida! Glória a ti, Espírito Santo, derramado em todas as criaturas como bondade e beleza. Glória a ti, Deus-comunidade, de quem todos recebem a vida. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×