Reflexão do Evangelho

Jesus Não Está a Cima, mas Próximo e a Serviço de Todos!

Com ramos, flores e cânticos reunimo-nos nas ruas e templos para aclamar nosso líder manso e humilde, nem mito, nem capitão. “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!” Só alguém infinitamente grande é capaz de fazer-se tão pequeno e tão próximo. Somos convidados acompanhar Jesus no seu caminho de fidelidade, de oferecimento de si mesmo e realização plena da vontade do Pai. Deus se recusa a dar uma esmola à humanidade: ele se dá inteiramente e sem reservas em Jesus de Nazaré.

Para entender o relato da entrada de Jesus em Jerusalém precisamos abandonar as fantasias de poder e sucesso que nos seduzem e cegam. Não há nada de triunfal. Jesus vem da Galileia e entra na capital do seu país dominado por Roma, montado num jumento. Nada de cortejos de honra, nem de generais e cavalos, nem gestos de cortesia a grandes senhores. Como diz o hino de Paulo, Jesus chega a Jerusalém como sempre foi: um servidor, um simples homem, esvaziado de ambições e grandezas, radicalmente obediente às necessidades dos outros.

Depois de uma longa caminhada, Jesus de Nazaré chega à capital do país caminhando à frente de um numeroso e entusiasmado grupo de seguidores e admiradores. O povo do campo e da zona periférica da capital o aclama como filho e herdeiro de Davi. “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!” Era um coro de pessoas que sabiam reconhecer num indignado e revolucionário Aquele que vem em nome de Deus. Mas isso contrasta com a fria acolhida por parte do povo de Jerusalém e com o medo indisfarçável dos próprios discípulos.

O grupo que acolhe e acompanha Jesus na entrada em Jerusalém saúda o despontar do reino messiânico inspirado em Davi. Ele, porém, não realiza as ações que muitos esperavam. Chegando perto da capital, Jesus a contempla de longe e chora, lamentando seu fechamento à profecia e seu apego às leis e demais instituições. Ele é o servo paciente e o ouvinte atento da Palavra do qual fala Isaías. E é dessa escuta que brota uma palavra que desperta as pessoas adormecidas e encoraja as pessoas acorrentadas pelo medo.

Entrando em Jerusalém montado num jumento, Jesus faz uma sátira aos libertadores militares, conhecidos no passado e temidos no presente. O entusiasmo suscitado num pequeno grupo de gente que morava no entorno da capital não durará muito tempo. Os gritos de ‘hosana’ logo serão substituídos pelo insolente ‘crucifica-o’, fruto da manipulação das autoridades. Um grupo de discípulos mais exaltado solta a voz e o proclama o Messias esperado, mas Jesus faz questão de demonstrar que é um Messias radicalmente diferente: pobre e pacífico.

Jesus se sente abatido, e chega a se perguntar qual direção deve tomar, mas nem a divisão entre os discípulos e os sinais anunciadores de traição o fazem mudar seu plano. No momento crucial, depois da festa de acolhida e da ceia de despedida, enfrenta um discernimento difícil e pede aos discípulos que fiquem com ele e vigiem.  É um exercício de confronto profundo com a vontade do Pai, com a missão escrita em caracteres confusos e exigentes.

Aclamemos com jovial alegria o mestre e profeta Jesus de Nazaré. Acompanhemos de perto seus passos, acolhamos seus gestos, escutemos suas lições. Superemos a tentação de segui-lo de longe e de evitar riscos, como fez Pedro. Não esqueçamos que tantos outros discípulos permaneceram com ele, comungaram seu destino e se tornaram semente. Não se trata apenas de participar das celebrações, mas de converter-se ao Evangelho de Jesus de Nazaré.

Jesus de Nazaré, messias servidor e humilde: diante de ti dobramos os joelhos e estendemos nossas vestes e ramos. Abrimos as portas para que entres hoje em nossas praças e cidades, para falar com sabedoria e ensina com amor. Ensina-nos de novo a sagrada lição da Ceia e da Paixão: não existe maior prova de amor que lutar pela dignidade das vítimas e doar a vida por quem amamos. E dai-nos a graça da vigilância e da perseverança. Assim seja! Amém!

 

Itacir Brassiani msf

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×