Reflexão do Evangelho

Jesus é elo da Aliança que articula pessoas, povos e sonhos !

Por Itaci Brassiani

 

O batismo faz parte da tradição cultural do nosso povo. O sentido original do batismo perde-se na inconsciência, mas ele esconde um valor precioso nem sempre seja explicitado. Mais que um rito de passagem, o batismo é um rito de pertença a um povo, a uma causa. Numa sociedade que desarticula os vínculos e fragmenta a vida dos mais pobres, o batismo ainda representa a oportunidade de estabelecer algumas alianças de sobrevivência com vizinhos, compadres e comadres. E não deixa de ser um ato de fé na força da vida, sempre frágil e sujeita a reviravoltas.

Lucas registra que ‘todo povo foi batizado’, mas não oferece nenhuma descrição ou detalhe de um batismo especial de Jesus, nem informações sobre sua origem e identidade. Em apenas uma frase e dois versículos, Lucas dá por terminada a descrição do batismo de Jesus! O tempo no qual ocorre não é propriamente especial em relação ao batismo dos demais habitantes da região da Judéia que confessam seus pecados. O tempo e o lugar são os mesmos que reúnem os pecadores, e Jesus entra na fila, anonimamente. Ninguém vê nada de especial durante seu batismo, nem mesmo João Batista.

Depois do batismo, estando Jesus recolhido em oração, o céu se abre e o Espírito Santo desce sobre ele em forma de pomba. Do céu aberto ressoa uma voz: “Tu és meu filho amado; em ti encontro o meu agrado.” E nada mais. Nenhuma reação. Nenhuma aclamação. Tudo transcorre como se fosse um fato normal, tanto que logo Jesus segue sozinho para o deserto, firme na busca de luzes para entender melhor sua identidade e sua missão. Tanto que sentimos a necessidade de continuar perguntando: o que o batismo praticado por João significava mesmo, e como Jesus o teria vivido?

O batismo proposto por João assinalava o cancelamento dos débitos do povo frente ao judaísmo, desobrigava o fiel frente às estruturas do sistema judaico, representado pelos sacerdotes e encarnado no templo. Expressava também o desejo de endireitar as estradas, de preparar os caminhos para o encontro com Deus, e a expectativa de que algo novo estava por acontecer. No batismo, Jesus entende que é o filho querido e ungido que se opõe aos poderosos da terra (cf. Sl 2), o servo fiel que tira o pecado do mundo (cf. Is 42,1-7), o broto promissor na terra seca (cf. Is 11,1-2).

No batismo, Jesus também cresce na consciência de que uma nova criação está em gestação. Trata-se de um processo de alargamento da consciência, que antecede o próprio batismo e prossegue depois dele. Ao participar de um rito que proclama o cancelamento dos pecados, que torna o povo livre frente às leis discriminadoras, Jesus se descobre uma pessoa livre, uma espécie de ‘fora da lei’ do sistema judaico. Sua lealdade não é mais com o sistema religioso judaico ou com um ‘capitão’ prepotente, mas com Deus Pai. Não há mais judeu ou grego, homem ou mulher, escravo ou livre.

E é por aqui que começa a nova criação, simbolizada pelo céu aberto e pela descida da pomba. Os doutores da lei e os sacerdotes pecavam porque cumpriam a lei nas suas minúcias e esqueciam a compaixão e a misericórdia. A nova sociedade e a nova criação começam exatamente com a renúncia a esta velha ordem, opressora e corruptora. Jesus enfrentará este sistema nas tentações que virão em seguida e durante toda a sua vida, e pagará um alto preço por tamanha ousadia.

No batismo de Jesus, o Espírito que desce ‘em forma corpórea, como pomba’, entra em cena para recordando que ele pairava sobre as águas e presidiu a primeira criação. Ele se faz presente em Jesus e na comunidade, para que façamos a passagem da imaturidade que limita e da escravidão que amedronta para a maioridade e a liberdade de filhos e filhas, nos/as quais o próprio Deus se compraz. Ele suscita testemunhas e sustenta a prática do bem e da justiça, tanto em Jesus como nos discípulos. Da força do Espírito emerge um povo livre e maduro, que vive no mundo para fazer o bem.

Jesus de Nazaré, filho amado do Pai, visita peregrina e benfazeja, irmão querido da humanidade! No dia em que recordamos o teu batismo, pedimos por tua Igreja: que ela não seja leal senão a ti, e não procure agradar senão ao teu e nosso Pai. Sendo uma comunhão articulada de batizados, que ela se revele um ensaio geral da nova ordem, na qual as desigualdades são eliminadas e a dignidade de cada criatura é afirmada sem ‘mas’ nem ‘porém’. E que seus filhos e filhas vivamos para fazer o bem, sem medo de ‘capitães do mato’ ou capitães da caserna! Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×