Reflexão do Evangelho

Jesus Ama os Ricos?

O encontro de Jesus com o rico Zaqueu é um relato conhecido. A cena foi muito bem trabalhada por Lucas, preocupado talvez com a dificuldade que algumas famílias ricas encontraram para se integrar nas primeiras comunidades cristãs.

Zaqueu é um homem rico bem conhecido em Jericó. Pequeno em estatura, mas poderoso chefe dos cobradores que controlam a passagem de mercadorias nas encruzilhadas importantes. Não é um homem querido. As pessoas o consideram um pecador, excluído da Aliança. Vive explorando os outros. «Não é filho de Abraão».

No entanto, este homem quer ver quem é Jesus. Ouviu falar dele, mas não o conhece. Não se importa de fazer o ridículo, agindo de forma pouco de acordo com a sua dignidade: como uma criança a mais, corre para passar à frente de todos e sobe a uma figueira. Só quer ver Jesus. Provavelmente nem ele mesmo sabe que está à procura de paz, verdade, de um sentido mais digno para sua vida.

Ao chegar a este ponto, Jesus levanta os olhos e vê Zaqueu. O relato sugere uma troca de olhares entre o profeta defensor dos pobres e aquele rico explorador. Jesus o chama pelo seu nome: «Zaqueu, desce depressa». Não há que perder mais tempo. «Hoje mesmo alojo-me em tua casa e estarei contigo». Jesus quer entrar no mundo deste rico.

Zaqueu abre a porta de sua casa com alegria. Deixa-o entrar no seu mundo de dinheiro e poder, enquanto em Jericó todos criticam Jesus por ter entrado na casa de um pecador.

Ao encontrar-se com Jesus, Zaqueu muda. Começa a pensar nos pobres: compartilhará com eles os seus bens. Lembra-se daqueles que são vítimas do seu negócio: devolverá com juros o que lhes roubou. Deixa que Jesus introduza na sua vida verdade, justiça e compaixão. Zaqueu sente-se diferente. Com Jesus tudo é possível.

Jesus alegra-se porque a salvação também chegou àquela casa. Para isso é que veio: procurar e salvar o que está perdido. Jesus é sincero: a vida de quem é escravo do dinheiro é vida perdida, vida sem verdade, sem justiça e sem compaixão para com os que sofrem. Mas Jesus ama os ricos. Não quer que nenhum deles perca a sua vida. Todo homem rico que o deixar entrar no seu mundo experimentará a sua força salvadora.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini

Seu carrinho está vazio.