Reflexão do Evangelho

Falemos com sabedoria e ensinemos com amor

Por Itacir Brassini msf

 

É o segundo ano consecutivo que o povo brasileiro inicia a quaresma sem ter vivido o carnaval. Para muitos, é como ter vivido um duro tempo de penitência social e ter que iniciar um tempo de penitência quaresmal. E, infelizmente, não faltam pessoas que ainda insistem em atribuir a pandemia e a crise sanitária e sanitária que ela trouxe aos excessos de carnavais anteriores. Esta é uma forma perversa e detestável de encobrir as verdadeiras causas dessa tragédia humanitária.

Mesmo que o carnaval de salão continue a existir como passarela para exibicionismo da classe de cima, o mais puro e original do carnaval de rua continua sendo o protagonismo do povo. As pessoas que passam o ano inteiro dobradas sob o peso da exploração rasgam suas fantasias de povo submisso e lançam seu grito alegre e provocador, afirmando em cores e ritmos que a dignidade e a fraternidade são inegociáveis.

No domingo passado Jesus ensinava que um cego não pode oferecer-se como guia de outros cegos, e que não temos condições de apontar o cisco no olho do próximo se nosso próprio olhar está prejudicado pela sujeira. Com isso, ele já afirmava a necessidade de conversão permanente e alertava para a arrogância descabida de quem quer sentar-se na cadeira do juiz. Daí emerge a importância de uma campanha que suscite atitudes e gestos de fraternidade.

Falando em nome de Deus, o profeta Joel pede que rasguemos o coração e não as vestes, que mudemos nossas atitudes profundas e não a exterioridade das fantasias e máscaras. Já vivemos o suficiente para aprendermos que não basta mudar de governo, de partido ou de Igreja. A desumanidade corroeu todas as instituições e setores sociais. Sem arrependimento sincero, sem mudança profunda e estrutural não há esperança possível nem comportamento inocente.

Jesus suspeita até da religião e suas expressões mais piedosas. Ele ensina que não basta proclamar que Deus está acima de tudo, pois isso pode ser uso da religião para esconder interesses de classe. O simples uso público e político da religião já deve soar como sinal de alarme, pois pode beirar à hipocrisia e a busca de vantagens, elogios e votos. Ao mesmo tempo em que questiona o uso interesseiro da religião, Jesus repete que Deus vê o que está oculto ou escondido.

Junto com a certeza de que Deus vê aquilo que fazemos sem publicidade, precisamos cultivar o olhar de Deus, ou seja, a capacidade de ver aquilo que não tem notoriedade: a doação e o engajamento sincero e cotidiano de milhares de pessoas pelo bem comum; os grupos e movimentos que lutam pela paz e contra a guerra; a multidão de homens e mulheres que, em nome da sua fé, defendem e servem os pobres e as vítimas, e não apenas as vítimas das catástrofes.

No momento em que presenciamos atônitos e demasiadamente passivos a ação de “milícias digitais” que torcem tudo o que é reto e tornam palatáveis os venenos mais perniciosos, a Igreja do Brasil nos convoca a falar com sabedoria e ensinar com amor, como o fez Jesus. A Campanha da Fraternidade nos convoca a olhar criticamente para os processos educativos familiares, eclesiais e civis e vertê-los para um horizonte humanista, dialogal e libertador.

E quando somos obrigados a assistir desolados o espocar de mais uma guerra, dessa vez desejada e provocada pela Rússia, somos interpelados a superar nossos olhares enviesados e recordar outras tantas tragédias humanitárias provocadas por potências do ocidente que hoje se fazem passar por defensoras da soberania dos países e dos direitos humanos. Seus porta-vozes falam com hipocrisia e ensinam o que não fazem. Com eles, precisamos despir as máscaras de “pessoas de bem” e revestir-nos da verdade que despoja e nos eleva.

Jesus misericordioso e compassivo, que falas com sabedoria e ensinas com amor, dá-nos um coração sábio e capaz de reconhecer o teu Reino entre nós. Em tua misericórdia e habitando entre nós, testemunhaste o amor solidário de Deus e ensinaste o Evangelho que torna sábios aqueles que o mundo despreza. Que seu exemplo nos conduza a esta sabedoria e nos faça bons educadores, verdadeiros parteiros/as de uma humanidade renovada e sábia. Assim seja! Amém!

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×