Reflexão do Evangelho

Deus Não Está em Crise

É mais frequente do que pensamos. Os crentes dizemos acreditar em Deus, mas na prática vivemos como se não existisse. Este é também o risco que temos hoje ao abordar a atual crise religiosa e o futuro incerto da Igreja: viver estes momentos de forma “ateia”.

Já não sabemos caminhar no horizonte de Deus. Analisamos as nossas crises e planejamos o futuro pensando apenas nas nossas possibilidades. Esquecemo-nos que o mundo está nas mãos de Deus, não nas nossas. Ignoramos que o Grande Pastor que cuida e guia a vida de cada ser humano é Deus.

Vivemos como órfãos que perderam o seu Pai. A crise domina-nos. O que se nos pede parece-nos excessivo. Temos dificuldade em perseverar com ânimo numa tarefa sem ver o êxito em lado algum. Sentimo-nos sós, e cada um defende-se como pode.

Segundo o relato do Evangelho, Jesus está em Jerusalém a comunicar a sua mensagem. É inverno e, para não arrefecer, passeia por um dos pórticos do Templo, rodeado de judeus, que o assediam com as suas perguntas. Jesus está falando das “ovelhas” que ouvem a sua voz e o seguem. A certa altura, diz: “O meu Pai, que me deu estas ovelhas, supera a todos, e ninguém as pode arrebatar da mão do meu Pai”.

Segundo Jesus, Deus supera a todos. Se nós estamos em crise, isso não significa que Deus esteja em crise. Se os cristãos perdemos o ânimo, não quer dizer que Deus tenha ficado sem força para salvar. Se não sabemos dialogar com o homem de hoje, isso não quer dizer que Deus já não encontra caminhos para falar com o coração de cada pessoa. Se as pessoas deixam as nossas Igrejas, não quer dizer que estão fora do olhar de Deus das suas mãos protetoras.

Deus é Deus. Nenhuma crise religiosa e nenhuma mediocridade da Igreja poderão arrebatar-lhe das mãos esses filhos e filhas que Ele ama com amor infinito. Deus não abandona ninguém. Tem os seus caminhos para cuidar e guiar cada um dos seus filhos e filhas, e os seus caminhos não são necessariamente o que nós lhe pretendemos traçar.

José Antônio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×