Reflexão do Evangelho

Desconcertante

Esta é uma das parábolas mais desconcertantes de Jesus. Um fariseu piedoso e um cobrador de impostos sobem ao templo para orar. Como Deus reagirá a duas pessoas cujas vidas morais e religiosas são tão diferentes e opostas?

O fariseu reza em pé, seguro e sem medo. A sua consciência não o acusa de nada. Não é hipócrita. O que diz é verdade. Cumpre fielmente a Lei, e até vai além dela. Não atribui o crédito disso a si mesmo, e inclusive agradece a Deus por tudo: «Ó Deus, eu te agradeço». Se este homem não é um santo, quem o será? Certamente pode contar com a bênção de Deus.

O cobrador, pelo contrário, retira-se para um canto. Não se sente cômodo naquele lugar sagrado. Não se sente em casa. Nem sequer se atreve a levantar os olhos do chão. Bate no peito e reconhece seu pecado. Não promete nada. Não pode deixar o seu trabalho ou devolver o que roubou. Não pode mudar de vida. Só lhe resta entregar-se à misericórdia de Deus: «Ó Deus, tem compaixão de mim, porque sou pecador». Ninguém gostaria de estar no lugar dele. Deus não poderia aprovar sua conduta.

De repente, Jesus conclui a parábola com uma declaração desconcertante: «Digo-vos que este publicano voltou para casa justificado, e aquele fariseu não». Jesus quebra todos os seus esquemas dos seus ouvintes. Como se pode dizer que Deus não reconhece o piedoso e, pelo contrário, concede a sua graça ao pecador? Não estará Jesus a brincar com o fogo? Será verdade que, no fim, o decisivo não é a vida religiosa da pessoa, mas a insondável misericórdia de Deus?

Se é verdade o que diz Jesus, diante de Deus não há segurança para ninguém, por mais santo/a que pense ser. Todos temos de recorrer à sua misericórdia. Quando alguém se sente bem consigo mesmo, apela para sua própria vida e não sente necessidade de nada mais. Quando alguém é acusado/a pela sua consciência e incapaz de mudar, sente-se a necessidade de confiar-se à compaixão de Deus, e somente à compaixão.

Há algo fascinante em Jesus. A sua fé na misericórdia de Deus é tão absoluta e desconcertante que não é fácil acreditar nele. Provavelmente quem pode entende-lo melhor são aqueles/as que não têm forças para deixar sua vida imoral.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×