Reflexão do Evangelho

Como jesus, enfrentamos e superamos alienações

Como jesus, enfrentamos e superamos alienações

Leia a reflexão sobre Lucas 6,39-45, texto de Itacir Brassiani

Paulo sublinha enfaticamente que, a partir de Jesus, as diferenças religiosas, culturais e nacionais não importam mais: todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que a ele se abrem e o invocam. Esta é uma boa notícia acessível e estimuladora. Ao mesmo tempo, é um apelo à comunhão ecumênica e à abertura à verdade do outro, a eliminar os preconceitos e interesses que nos levam a julgar os outros como inferiores e maus, negando-lhes direitos fundamentais.

Depois do batismo no rio Jordão, Jesus sentiu necessidade de compreender melhor aquilo que viu e ouviu. Ele fará isso ao longo da sua vida, mas Lucas condensa este discernimento num tempo e num lugar bem determinados. Com isso, o evangelista sublinha a total identificação de Jesus com o povo hebreu e com toda a humanidade. Efetivamente, Jesus foi tentado, e não somente num período de quarenta dias. Uma leitura atenta dos evangelhos, especialmente do desfecho da missão de Jesus em Jerusalém, deixa claro que a tentação o acompanhou durante toda sua vida.

O Espírito leva Jesus ao deserto, lugar da impotência, da carência e da dependência, mas o Tentador o conduz aos lugares altos, onde a riqueza e o poder brilham mais. O Diabo personifica as forças que se opõem ao plano de Deus, o espírito do poder, da dominação e da manipulação. Jesus se defronta com estas forças e caminhos: fugir das carências comuns a todos as criaturas e agir em causa própria; seguir a lógica da riqueza e do poder que amedronta, expropria e oprime; explorar a fé dos pequenos, manipular as escrituras e transformar a religião num espetáculo.

Prestemos atenção à segunda tentação. “O diabo o levou para o alto; mostrou-lhe, num relance, todos os reinos da terra, e lhe disse: eu te darei todo este poder e a riqueza destes reinos, pois a mim é que foram dados, e eu os posso dar a quem eu quiser.” A proposta é tentadora, mas o custo é altíssimo: renunciar à liberdade e à compaixão “Se te prostrares diante de mim, tudo isso será teu.” Riqueza e poder é o que os adversários da Vontade de Deus oferecem, em troca de obediência e submissão, às pessoas que os servem.

Ao dizer que a pessoa humana não vive somente de pão, Jesus está se referindo a Dt 8,3 e propondo a fidelidade aos princípios da Aliança como garantia de alimento para todos. Afirmando que só a Deus devemos adoração e culto, está descartando a meritocracia e afirmando que não é correto considerar tudo como mérito pessoal (Dt 6,10-15). Dizendo que não devemos colocar Deus à prova, Jesus tem diante de si a passagem Dt 6,16 e recorda o acontecimento de Massa, quando, atravessando o deserto, os hebreus protestaram contra Deus por causa da falta de água.

Reconhecer nossos vínculos com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação, reconhecer que tudo é dom recebido e confiado ao nosso cuidado em favor de todos os seres humanos, é uma forma de manter um horizonte que transcende nossos interesses e medos, e de evitar o risco da idolatria. Deus não limita nem se opõe à autonomia humana, mas questiona os valores e instituições menores que colocamos em seu lugar: dinheiro, poder, raça, indivíduo, nação e até a religião. A decisão está posta nas nossas mãos: a quem serviremos, obedeceremos e adoraremos?

Mas assim como Jesus resistiu às tentações, também seus discípulos e discípulas podemos vencê-las. Por isso, além de lucidez para percebê-las, precisamos de coragem e de estratégias adequadas para enfrentá-las. E a quaresma se nos oferece uma espécie de treinamento especial e intensivo para esta luta. Para resistir às tentações que, mesmo sob uma roupagem que aparenta sabedoria, felicidade e sucesso, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo e pelo Evangelho de Jesus de Nazaré. É assim que venceremos o pecado, que é uma espécie de alienação existencial e social.

Jesus de Nazaré, irmão e companheiro dos homens e mulheres nas grandes e pequenas tentações: cura nossa liberdade e liberta nossas utopias, feridas pelo pecado da ambição. Ajuda-nos a descobrir, amar e internalizar tua Palavra, para que ela sustente, guie e julgue todos os nossos projetos, decisões e ações. E não nos deixes ceder à tentação de negar nossa vulnerabilidade, de aderir à lógica do dinheiro e do poder e de manipular a fé dos pobres. E que jamais troquemos a compaixão regeneradora pela busca da prosperidade. Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×