Reflexão do Evangelho

Barro Animado pelo Espírito

João cuidou muito da cena em que Jesus vai confiar aos seus discípulos a sua missão. Quer deixar bem claro o que é essencial. Jesus está no centro da comunidade, enchendo todos com sua paz e alegria. Mas aos discípulos aguarda-os uma missão. Jesus não os convocou só para gozar da sua presença, mas para o fazer presente no mundo.

Jesus envia-os. Ele não lhes diz concretamente a quem hão de ir, o que devem fazer ou como hão de atuar: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. A tarefa é a mesma de Jesus. Não têm outra: a que Jesus recebeu do Pai. Têm de ser no mundo o que ele foi.

Eles haviam visto de quem Jesus se aproximou, como tratou os mais desamparados, como levou adiante o seu projeto de humanizar a vida, como semeou gestos de libertação e de perdão. As feridas das suas mãos e costas recordam-lhes a sua entrega total. Jesus envia-os agora para que reproduzam a sua presença entre o povo.

Mas Jesus sabe que os seus discípulos são frágeis. Mais do que uma vez ele ficara surpreendido com a pouca fé deles. Eles precisam do seu próprio Espírito para cumprir a missão. Por isso Jesus se dispõe a fazer, com eles, um gesto muito especial. Não lhes impõe as mãos nem os abençoa, como fazia com os doentes e os pequenos: “Exala o seu sopro sobre eles e diz-lhes: Recebam o Espírito Santo!”

O gesto de Jesus tem uma força que nem sempre conseguimos captar. Segundo a tradição bíblica, Deus modelou Adão com barro. Em seguida, soprou sobre ele o seu alento de vida, e aquele barro converteu-se num ser vivente. Este é o ser humano: um pouco de barro alentado pelo Espírito de Deus. E isso será sempre a Igreja: barro alentado pelo Espírito de Jesus.

Crentes frágeis e de pequena fé: cristãos de barro, teólogos de barro, sacerdotes e bispos de barro, comunidades de barro… Só o Espírito de Jesus nos converte em Igreja viva. As zonas onde o seu Espírito não é acolhido ficam mortas, e causam-nos dano a todos, pois impedem-nos de atualizar a sua presença viva entre nós. Muitos não podem captar em nós a paz, a alegria e a vida renovada por Cristo.

Não podemos batizar só com água, mas infundir o Espírito de Jesus. Não só temos que falar de amor, mas também amar a pessoas como ele.

José Antônio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×