Reflexão do Evangelho

As Galileias Juvenis

Reflexão do Evangelho de Mt 4, 12-23

Neste 3º domingo do tempo comum, nos colocamos a caminho com Jesus, segundo o relato da comunidade de Mateus, que, após experimentar as tentações no deserto, ouvindo que João, o Batista, havia sido preso, volta para a Galileia, na região beira-mar de Zabulon e Neftali. Os territórios de Zabulon e Neftali, a Galileia periférica, onde residiam os povos não judeus, que viviam na região sombria da morte (Is 9,1), segundo a profecia de Isaías, lugar de exclusão pelo povo “escolhido” de Israel. Neste local, com este povo, Jesus reconhece a proximidade do Reino dos Céus. Região de tantas pessoas adoecidas pela marginalização, Jesus cura aproximando-se e anunciando a Boa-Nova. 

A Pastoral da Juventude do Brasil vem refletindo há alguns anos sobre as Galileias juvenis, recorte das realidades periféricas da nossa sociedade, algumas delas: população negra e indígena, mulheres, comunidade lgbtqiap+, pessoas com deficiência e tantas outras que podemos reconhecer em nossos territórios. Estas Galileias sociais se apresentam como lugares teológicos de encontro com o Deus de Jesus. Nesse caminho com Jesus nas periferias, encontramos experiências de trabalhos comunitários como a dos irmãos Simão Pedro, André, Tiago e João. Trabalhadores que deixam-se tocar pelo convite de Jesus, para ampliar o trabalho de subsistência pessoal para a construção coletiva do Reino dos Céus no meio do povo, a partir dos seus saberes comunitários. Dessa forma, a conversão que Jesus nos pede é para que nos abramos às necessidades além de nós, aos gritos de nossos irmãos e irmãs, e da nossa Mãe Terra, pois tudo está interligado (LS, 16). 

Vivemos, hoje, um tempo de reconstrução e retomada histórica, caminhamos com mais esperança, mas é preciso vigiar. Assim como os primeiros discípulos, somos chamadas e chamados a anunciar a Boa-Nova da Paz, que é fruto da justiça, do acolhimento, da saúde integral, preferencialmente às pessoas das quais os direitos lhes são negados, nas periferias geográficas e existenciais. Para tanto, na defesa por democracia e vida digna, nossa reflexão e ações coletivas precisam chegar a todas as pessoas. Ao iniciarmos este novo ano, que a Ruah, sopro de Deus, nos desperte para a coletividade, a convivialidade que aproxima o Reino dos Céus (Mt 4, 17) da história. 

Ir. Glenda Sábio Garcia 

(Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×