Reflexão do Evangelho

Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém – Lucas 2, 22-40

Somos convidadas a meditar, refletir e rezar a partir da passagem de Lucas 2, 22-40, a qual narra o processo de apresentação do menino Jesus no templo.

O texto enfatiza que Jesus é levado pelo seu pai e sua mãe ao templo para cumprir a Lei prescrita por Moisés, a qual destaca que “todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Lc 2, 23). Essa consagração retoma a narrativa do Êxodo, no capítulo 13, versículos 1 e 2, que diz: “Javé falou a Moisés: Consagre a mim todo primogênito dos filhos de Israel, os que por primeiro saem do ventre materno. Eles serão meus, tanto os dos homens quanto os dos animais”.

No versículo 24, o texto destaca que era necessário ofertar um par de pombinhos ou rolas para a purificação de Maria. Neste sentido, a oferta realizada faz-se cumprir a Lei apresentada no livro do Levítico, capítulo 12, versículos de 6 a 8, o qual nos apresenta um perfil da condição socioeconômica da família do menino Jesus, a qual “[…] o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na sala” (Lc 2, 7). Jesus, desde o momento da sua concepção, é, ontologicamente, um ser constituído em meio a exclusão social, convivendo com pessoas desprovidas de condições fundamentais a uma vida digna e plena.

Posteriormente, a narrativa de Lucas destaca nos versículos de 25 a 28 o encontro entre Simeão e o menino Jesus, concretizando a revelação que o Espírito Santo lhe tinha concedido, onde diz que “ele não morreria sem antes ver o Messias do Senhor” (Lc 2, 26). Simeão conclui a sua missão dizendo: “Agora, Senhor, podes deixar teu servo partir em paz, segundo a tua palavra. Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo Israel” (Lc 2, 29-32).

Em seguida, Simeão abençoa ao pai e a mãe de Jesus e anuncia para ela: “Eis que este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição” (Lc 2, 34), sinal que nos ajuda a compreender, na atualidade, o genocídio vivenciado pelos irmãos e irmã Palestinos(as) em nome de um “deus” que oprime e mata.

Lucas também destaca que uma profetisa viúva, já idosa, chamada Ana esteve com eles naquele momento, ela “dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” (Lc 2, 38).

Assim como Ana e Simeão, nós, somos convidadas a presenciar a salvação, a esperança que se faz presença no nosso meio. E que, a exemplo do menino Jesus, nós, possamos crescer fortes e cheios de sabedoria, mesmo que as adversidades do tempo nos imponham barreiras, pois “a graça de Deus estava sobre ele” (Lc 2, 40), e esta graça também permanece conosco.

Davison Willian

CEBI-SE

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×