Reflexão do Evangelho

A tragédia de um bom pai

A tragédia de um bom pai

Leia a reflexão sobre Lucas 15, 1-3, 11-32, texto de José Antônio Pagola

Exegetas contemporâneos abriram uma nova forma de ler a parábola tradicionalmente chamada do filho pródigo, para descobrir nela a tragédia de um pai que, apesar do seu incrível amor pelos seus filhos, não consegue construir uma família unida. Isso seria, segundo Jesus, a tragédia de Deus.

A atuação do filho mais novo é «imperdoável». Dá por morto o seu pai e pede a parte da sua herança. Desta forma quebra a solidariedade da casa, deita por terra a honra da família e põe em perigo o seu futuro, ao forçar a repartição das terras. Os ouvintes devem ter ficado chocados ao ver que o pai, respeitando a irracionalidade do seu filho, punha em risco a sua própria honra e autoridade. Que tipo de pai é este?

Quando o jovem, destruído pela fome e humilhação, regressa a casa, o pai volta a surpreender a todos. Comovido corre ao seu encontro e beija-o efusivamente diante de todos. Esquece-se da sua própria dignidade, oferece-lhe o perdão antes de que se declare culpado, restabelece-o na sua honra como filho, protege-o da rejeição dos vizinhos, e organiza uma festa para todos. Finalmente poderão viver como uma família de forma digna e feliz.

Infelizmente, falta o filho mais velho, um homem de vida correta e ordenada, mas de coração duro e ressentido. Quando chega a casa humilha publicamente o seu pai, tenta destruir o irmão e exclui-se da festa. De qualquer modo, festejaria algo com os seus amigos, mas não com o seu pai e o seu irmão.

O pai também sai ao seu encontro e revela-lhe o desejo mais profundo do seu coração de pai: ver os seus filhos sentados à mesma mesa, partilhando amistosamente um banquete festivo, acima de confrontos, ódios e condenações.

Povos que se enfrentam nas guerras, terrorismos cegos, políticas não solidárias, religiões de coração endurecido, países afundados em fome… nunca partilharemos a Terra de uma forma digna e feliz se não nos olharmos com o amor compassivo de Deus. Este novo olhar é a coisa mais importante que podemos introduzir hoje no mundo, nós os seguidores de Jesus.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×