Reflexão do Evangelho

A quem escutar?

A quem escutar?

Leia a reflexão sobre Lucas 9,28-36, texto de José Antonio Pagola

Nós cristãos ouvimos falar desde a infância de uma cena evangélica tradicionalmente chamada de transfiguração de Jesus. Já não é possível saber com segurança como se originou o relato. Ficou recolhido na tradição cristã sobretudo por dois motivos: ajudava-os a recordar o mistério encerrado em Jesus e convidava-os a ouvir apenas a ele.

No cume de uma montanha alta, os discípulos mais próximos veem Jesus com o rosto transfigurado. Acompanham-no dois personagens lendários da história de Israel: Moisés, o grande legislador do povo, e Elias, o profeta do fogo que defendeu Deus com zelo abrasador.

Os dois personagens, representantes da Lei e dos Profetas, têm os seus rostos apagados: só Jesus irradia luz. Por outro lado, não proclamam nenhuma mensagem, vêm a conversar com Jesus. Só ele tem a última palavra. Só ele é a chave para ler qualquer outra mensagem.

Pedro parece não ter entendido o que viu. Propõe fazer três cabanas, uma para cada um deles. Põe os três no mesmo plano. Não captou a novidade de Jesus. A voz que surge da nuvem vai deixar as coisas claras: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutem o que ele diz!”. Não há que ouvir a Moisés ou Elias, mas a Jesus, o Filho amado. As suas palavras e a sua vida revelam-nos a verdade de Deus.

Viver ouvindo Jesus é uma experiência única. Por fim estamos a escutar alguém que diz a verdade. Alguém que sabe porquê e para quê viver. Alguém que oferece as chaves para construir um mundo mais justo e digno do ser humano.

Os seguidores de Jesus não vivemos de nenhuma crença, norma ou rito. Uma comunidade vai-se fazendo cristã quando vai colocando no seu centro o Evangelho, e apenas o Evangelho. Aí se joga a nossa identidade.

Não é fácil imaginar um evento social mais humanizador do que um grupo de crentes que ouvem juntos a «história de Jesus». Cada domingo podemos sentir o seu apelo para olhar a vida com olhos diferentes e vivê-la com mais responsabilidade, construindo um mundo mais habitável.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×